metropoles.com

Rede de bar e restaurante tradicional do DF é alvo de operação

Segundo a investigação, o grupo é suspeito de sonegar e lavar dinheiro, causando prejuízo de R$ 16 milhões aos cofres públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PCDF/Divulgação
Carros em frente a restaurante
1 de 1 Carros em frente a restaurante - Foto: PCDF/Divulgação

Policiais civis da Delegacia de Repressão aos Crimes contra a Ordem Tributária e agentes da Receita do DF deflagraram, na manhã desta quarta-feira (13/9), a Operação Sceleris, com o objetivo de cumprir seis mandados de busca e apreensão contra a família proprietária do Libanus, tradicional restaurante e bar do Distrito Federal.

Segundo a investigação, o grupo é suspeito de sonegar e lavar dinheiro, causando prejuízo de R$ 16 milhões aos cofres públicos.

A defesa dos investigados não foi localizada até a última atualização desta reportagem. O espaço segue aberto.

De acordo com as apurações realizadas pelos policiais e pelos auditores da Receita, as empresas, após não recolherem os impostos devidos, ainda realizavam sucessivas simulações de pagamento – situação que, muitas vezes, leva o sistema de Justiça e Fazenda Distrital a acreditar que em algum momento os devedores iriam quitar suas dívidas.

A investigação, porém, evidencia que os devedores não tinham intenção de adequar-se à conformidade fiscal na Receita do Distrito Federal.

Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Plano Piloto, em Águas Claras, Vicente Pires e Taguatinga, nos estabelecimentos e nas residências dos empresários.

Os suspeitos estão sendo investigados pela prática de crimes contra a ordem tributária (sonegação fiscal) e lavagem de dinheiro, e, no fim do processo, podem ser condenados a penas que variam entre 5 e 15 anos.

Participaram da ação cerca de 40 policiais do Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado da Polícia Civil do Distrito Federal, além de auditores da Receita do Distrito Federal.

O nome da operação é uma referência à expressão latina “pactum sceleris”, que significa “ajuste para a prática de infração penal”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?