Recomposição salarial da PCDF é tema de reunião entre sindicatos, governo e CLDF
Expectativa do Sinpol é de que solicitação de reajuste seja encaminhada na próxima semana
atualizado
Compartilhar notícia
A novela da recomposição salarial da Polícia Civil indica ganhar novos capítulos. Nesta quinta-feira (23/2), o delegado-geral da Polícia Civil, Robson Cândido, e os presidentes da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Wellington Luiz; do sindicato dos Policiais Civis, Enoque Venâncio; e do sindicato dos Delegados de Polícia, Cláudia Alcântara, conversaram sobre a equiparação salarial com delegados da Polícia Federal. De acordo com o Sinpol, a expectativa é de que o reencaminhamento do pleito ao governo federal ocorra na próxima terça-feira (28/2).
O presidente da CLDF, que participou do encontro por ligação, confirmou ao Metrópoles a perspectiva dessa solicitação andar. “Estamos trabalhando para que isso aconteça o mais breve possível e acreditamos que esse compromisso seja honrado ainda na próxima semana”, afirma Wellington Luiz.
O chefe do legislativo local acrescentou que a CLDF tem feito a interlocução das forças de segurança pública e do governo do Distrito Federal para encontrar uma solução orçamentária para a situação dos policiais. Segundo o levantamento da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), os policiais da capital federal estão atrás de 19 estados quando se trata de salário final. Atualmente, a remuneração bruta no DF é de R$ 24,6 mil para delegados de carreira.
O pedido de recomposição salarial deve ser aprovado pelo governo federal, já que é de responsabilidade da União o Fundo Constitucional do DF. Os recursos FCDF são usados para custear a organização e a manutenção da Polícia Civil, da Polícia Penal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, e também a assistência financeira para execução de serviços públicos de saúde e educação.
Por se tratar de repasse federal, qualquer reajuste salarial precisa passar pela Presidência da República e pelo Congresso Nacional.