metropoles.com

Reciclagem de lixo aumenta para 5% no DF, mas segue abaixo do ideal

Em 2023, o SLU recolheu 126 mil toneladas de lixo, das quais 5,4% passaram por reciclagem. Ideal seria que 30% fosse reaproveitado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Catadores em usina
1 de 1 Catadores em usina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Nos últimos quatro anos, a porcentagem de lixo recolhido no Distrito Federal que foi reciclado aumentou. Em 2019, por exemplo, das 810 toneladas apanhadas, cerca de 3,8% foi reciclado. Em 2022, o Serviço de Limpeza Urbana (SLU) recolheu  730 toneladas de resíduos e cerca de 42 mil foram encaminhadas para a reciclagem — 5,7% do total.

Apesar do aumento da porcentagem, segundo o próprio SLU, nem tudo é reaproveitado. Dentro dos 5,7% de 2022, por exemplo, há aproveitamento de cerca de 42% a 87% dos resíduos.

Nos dois primeiros meses deste ano, o SLU recolheu 126 mil toneladas de lixo, dos quais 5,4% passaram por reciclagem. Veja os números dos últimos quatro anos:

Reciclagem

Nesta segunda-feira (5/6), celebra-se o Dia Nacional da Reciclagem, criado oficialmente em 2009 com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância de coletar, separar e destinar os materiais recicláveis corretamente.

Por meio de nota, o SLU destacou que ainda há necessidade e importância da conscientização de cada cidadão ao separar os resíduos recicláveis dos orgânicos. “Um grupo de trabalho foi criado recentemente para melhor controle e sistematização dos índices de reciclagem dos resíduos sólidos urbanos do Distrito Federal”, diz o texto.

Segundo o órgão, o os sacos de lixo com materiais recicláveis — como papel, papelão, plástico, isopor e metal — devem ser entregues para a coleta seletiva do SLU nos dias e horários corretos.

Para apoiar no processo de reciclagem, o  SLU possui 42 contratos firmados com organizações de catadores, atendendo a 32 cooperativas — algumas possuem mais de um contrato. São 22 contratos para o serviço de coleta seletiva e 20 para o serviço de triagem dos materiais.

O DF ainda tem três cooperativas de segundo grau, ou redes, que são formadas por associações de catadores, e algumas organizações que ainda não se associaram a nenhuma rede. Existem também catadores avulsos, que ainda estão em processo de organização, e outros que preferem trabalhar de forma autônoma. Esses não estão contemplados nos registros do SLU, pois foge a função da autarquia.

Análise

Para o professor Gustavo Souto Maior Salgado, do Núcleo de Estudos Ambientais da Universidade de Brasília (UnB), apesar de o percentual de reciclagem do DF estar acima do nacional, o valor segue bem abaixo do que seria considerado ideal.

“Estima-se que, de toda a produção de lixo no Brasil, cerca de 30% tem potencial para ser reciclado. Porém, nós reciclamos, no país, apenas 3% do total. Ou seja, muito abaixo do que seria o ideal. O DF, mesmo com seus quase 5%, continua abaixo do que seria o ideal”, diz.

Para o especialista, é preciso que se conscientize a população acerca dos benefícios da separação dos resíduos. “Nós temos uma coleta seletiva muito aquém do que poderia ser razoável. Não adianta a gente achar que as pessoas se conscientizam sem que elas se sintam beneficiadas por esse processo”, avalia.

“A separação do lixo gera um trabalho, uma atenção a mais. Para isso ser feito, as pessoas precisam ser conscientizadas de que esse processo gera benefícios para elas próprias. Estamos contribuindo para a melhoria do meio ambiente, da economia, e para a melhoria social também”.

O professor ressalta que o hábito da reciclagem é essencial para prolongar a vida útil de aterros sanitários. “Quando a gente separa o material, ele volta para a cadeia produtiva e pode virar novos produtos. Assim, vamos reduzir o número de resíduos que teríamos no nosso aterro sanitário. Temos um aterro no DF que recebe boa parte do lixo produzido aqui, mas ele tem uma vida útil e já está saturado, no final. Ou seja, teremos que achar uma nova área para fazer um outro aterro em breve”.

Como separar o lixo

No DF, o SLU conta com dias e horários específicos para que caminhões da coleta seletiva passem recolhendo o lixo reciclável. Para conferir o serviço completo na sua região, clique aqui.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?