Bebê é jogado no chão enrolado à roupa suja no Hospital do Gama
A enfermeira não notou que a criança recém-nascida estava sozinha na cama. A Polícia Civil e a Secretaria de Saúde investigam o fato
atualizado
Compartilhar notícia
Um bebê foi jogado no chão enrolado à roupa suja do Hospital Regional do Gama (HRG), uma hora depois de nascer na última segunda-feira (20/3). O caso está sendo investigado pela 14ª Delegacia de Polícia (Gama) como lesão corporal culposa. Após um exame de tomografia, o recém-nascido foi diagnosticado com traumatismo craniano e sangramento.
Segundo a família da criança, a enfermeira que entrou na sala pós-parto para recolher os lençóis não viu que ela estava no meio dos panos e acabou jogando o recém-nascido no chão, junto com a roupa de cama. O fato ocorreu no momento em que a mãe precisou ir ao banheiro e deixou a criança sozinha, segundo contou o avô do bebê, que registrou a ocorrência na delegacia.
O diretor do HRG, José Roberto de Deus Macedo, confirma que a criança caiu no chão. Segundo ele, um relatório será concluído ainda nesta quarta (22) para ser entregue à Corregedoria da Saúde, que investigará o caso para indicar de quem é a responsabilidade.Ele disse que a enfermeira está muito abalada. Ela trabalha há 18 anos no hospital e já foi supervisora. No dia do acidente, o hospital enfrentava uma superlotação de 16 partos para apenas cinco vagas disponíveis. “Não há motivo para afastarmos a servidora, mas pode ser que ela entregue um atestado alegando abalo emocional.”
Embora a criança tenha batido a cabeça e ficado com um hematoma, foi liberada para permanecer com a mãe de segunda para terça-feira (21). Mas, em função do agravamento do estado de saúde, o recém-nascido precisou ser transferido para o Hospital de Base do DF (HBDF) pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Segundo o diretor do HRG, o bebê passa bem e não há necessidade de cirurgia. A equipe médica do HBDF não informou se ele corre risco. A criança deve fazer novos exames.