metropoles.com

Recém-nascida aguarda há um mês por cirurgia no coração no DF

Marília Vitória nasceu com transposição de grandes artérias e precisa urgentemente de passar por um procedimento

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
1 de 1 - Foto: null

Recém-nascida, Marília Vitória Ferreira trava uma batalha pela sobrevivência desde o primeiro dia de vida, em 21 de fevereiro deste ano. Diagnosticada com uma anomalia na estrutura do coração logo após o parto, a criança precisa urgentemente passar por uma cirurgia para corrigir a falha cardíaca. No entanto, a estrutura na rede pública de Saúde tem ignorado a necessidade do procedimento e ela corre grave risco de morte.

Os problemas de Marília Vitória vêm desde a gestação. A mãe, Sana Sousa Ferreira, de 34 anos, precisou sair de São João do Arraial, uma cidade do norte do Piauí, a 203 km de Teresina, para buscar um melhor acompanhamento pré-natal. A mudança foi incentivada pela irmã, Erani Sousa Ferreira, moradora de Planaltina de Goiás, ao saber que no Nordeste o suporte era deficiente.

“De acordo com os médicos de Planaltina, anotaram tudo errado lá no Piauí. A caderneta de gestante da minha irmã veio toda rabiscada e ela só foi descobrir que tinha diabetes gestacional quando fez a consulta aqui, já no penúltimo mês de gravidez”, afirma Erani.

Os altos índices de açúcar no sangue acabaram se mostrando adversidade pequena em relação ao que foi descoberto logo após o parto de Marília: a transposição das grandes artérias do coração, ou seja, os vasos condutores de sangue estão com os lados trocados.

Apesar de os médicos do Hospital Regional de Planaltina (HRP) terem feito o diagnóstico, a necessidade de cirurgia e de internação em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal não pôde ser suprida, uma vez que o HRP não possui esse tipo de estrutura.

Com isso, desde o nascimento, Marília Vitória espera um local para que a cirurgia seja realizada. “A menina ficou em uma incubadora durante todo este tempo até ontem. Toda a alimentação é feita por uma sonda, está entubada para respirar e não pode esperar mais”, diz a tia da garota.

Defensoria Pública
A aflição fez com que, na quarta-feira (13/3), Erani fosse atrás da Defensoria Pública no intuito de conseguir decisão favorárel à transferência de hospital e realização do procedimento. “Desde a primeira vez que fui lá na Defensoria, foram quatro descumprimentos de ordem judicial. Só foram arrumar vaga para ela no Hospital Universitário de Brasília (HUB) nessa terça (19/3) à noite”, conta.

A mudança de hospital, no entanto, não é suficiente. O HUB possui uma UTI capaz de atender à recém-nascida, mas não tem estrutura para que a cirurgia no coração seja feita. “Mudaram mãe e filha de lugar mesmo sabendo que o procedimento cirúrgico não poderia ser feito, não resolveram o problema. A menina continua entre a vida e a morte”, aponta a tia da bebê.

O Metrópoles teve acesso ao relatório médico mais recente da criança, onde está descrito um “estado grave” e é dito que a bebê “apresenta deteriorização do quadro em relação ao dia de cadastro na Central de Regulação de Vagas, caracterizando quadro grave e com risco de evolução para óbito”.

A Secretaria de Saúde, por meio de nota, afirmou que a menina já foi internada na UTI do Hospital Universitário de Brasília e que lá ela “está sendo assistida pela equipe multidisciplinar até que seja possível a transferência para o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) – unidade onde fará cirurgia cardíaca.”

Até o momento, informa a pasta, não há vaga no ICDF, mas a Secretaria “segue acompanhando o caso e, assim que for possível, encaminhará a paciente para realizar a cirurgia.”

Confira o conteúdo do relatório:

Imagem cedida ao Metrópoles
Relatório médico que indica o grave estado de saúde de Marília Vitória

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?