metropoles.com

Recém-inaugurado, viaduto do Sudoeste racha e GDF notifica consórcio

Governo interditou as faixas com as fendas por segurança e determinou os reparos tão logo passe o período de fortes chuvas no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Viaduto do Sudoeste - Metrópoles
1 de 1 Viaduto do Sudoeste - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O recém-inaugurado viaduto do Sudoeste apresentou rachaduras nesta semana, e o Governo do Distrito Federal (GDF) notificou o consórcio responsável pela obra para fazer os reparos.

Para evitar acidentes, o governo sinalizou o local e interditou os trechos danificados. Diariamente, aproximadamente 25 mil motoristas passam pelo elevado.

Também conhecido como Viaduto Luiz Carlos Botelho, o elevado custou R$ 24,6 milhões e foi entregue em 21 de outubro último. O  Consórcio Viaduto Epig, formado pelas empresas Eterc Engenharia e Principal Construções, foi responsável pela obra.

Segundo o GDF, os reparos deverão ser feitos assim que passar o período de fortes chuvas no DF.

A governadora em exercício Celina Leão (PP) visitou o elevado na sexta-feira (5/1). Para a gestora, as rachaduras causam estranheza. “O consórcio foi notificado. As empresas já estiveram aqui e verificaram que não existem danos estruturais. As rachaduras são superficiais e precisam de cinco dias para serem consertadas”, afirmou.

Fendas

Segundo o GDF, as fendas no asfalto foram provocadas por uma acomodação da terra, que absorveu muita água com as intensas chuvas que caíram nos últimos dias.

Pelo diagnóstico da secretária-executiva de Obras, Janaína Chagas, provavelmente, houve alguma falha de compactação nas camadas inferiores do solo na área das calçadas.

“O passeio cedeu levemente e fez com que a pista perdesse o apoio lateral, o que provocou rachaduras e fissuras no asfalto”, completou. O viaduto foi construído ao longo de dois anos e quatro meses.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?