Receita do DF segue com instabilidade para emitir nota fiscal; saiba como contornar problema
A previsão é de que serviço de emissão de notas fiscais da Receita do DF só volte a funcionar normalmente na quarta-feira (10)
atualizado
Compartilhar notícia
Com a interrupção das emissões de nota fiscal há seis dias, a previsão é de que o serviço oferecido pela Receita do Distrito Federal volte a funcionar normalmente na próxima quarta-feira (10/5). De acordo com a Secretaria de Fazenda do DF (Sefaz), nesta quarta-feira (9/5), o sistema começou a processar as notas que estão na fila por causa da lentidão ocorrida.
O órgão informou que, na medida em que as notas represadas são processadas, o sistema vai aumentando a performance. A emissão de notas fiscais no site da Receita do Distrito Federal estava interrompida desde a última quinta-feira (4/5), quando foi identificado um problema no roteador da empresa que fornece o link da internet para prestar o serviço.
O sistema da Sefaz opera na modalidade on-line e no modo de contingência, utilizado para qualquer circunstância em que não seja possível o funcionamento on-line. No modo de contingência os dados da prestação de serviço são armazenados e as notas fiscais entram em uma fila de espera para emissão na medida em que o sistema vai processando os dados armazenados.
Assim, aponta a Secretaria de Fazenda, nenhuma nota fiscal deixa de ser emitida, ainda que posteriormente. Sendo assim, o órgão garante que todas notas fiscais serão processadas e emitidas dentro do prazo regulamentar, e a situação não vai gerar prejuízos.