metropoles.com

Reajuste da CIP deixará conta de luz mais cara no DF. Saiba quanto

Reajuste da Contribuição de Iluminação Pública (CIP) chega a 10,94% no DF, taxa acima da inflação. Valor cobrado depende da faixa de consumo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Neoenergia Distribuição Brasília/Divulgação
imagem colorida de conta de luz - metrópoles
1 de 1 imagem colorida de conta de luz - metrópoles - Foto: Neoenergia Distribuição Brasília/Divulgação

O morador do Distrito Federal terá de desembolsar mais na hora de pagar a conta de luz este ano. Conforme publicação do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quinta-feira (20/1), a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) terá novos valores.

Em comparação com os preços de 2021, a CIP teve um reajuste de 10,94% — taxa acima da inflação, que fechou o ano com acumulado de 10,67%, segundo dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo. O aumento índica que, se o consumir pagou R$ 100 com valores da tabela passada, passará a pagar R$ 110,94.

Veja:

Tabela CIP 2022

A taxa incide todos os meses na conta de energia e varia de acordo com a faixa de consumo e do tipo de consumidor (residencial, comercial, industrial e Poder Público). O valores são menores para imóveis residenciais.

Estão isentos do pagamento da CIP as embaixadas e os consulados estrangeiros, assim como as unidades consumidoras que servirem de residência aos agentes diplomáticos no Brasil, desde que haja reciprocidade de tratamento ao governo brasileiro e seus funcionários no país de origem.

Também não são cobrados templos de qualquer culto e cujos titulares ou responsáveis sejam entidades religiosas, além de usuários que consomem até 80 kWh por mês para a faixa residencial.

Os contribuintes responsáveis por novas unidades consumidoras instaladas no decorrer de 2022 pagarão a CIP proporcionalmente ao número de meses restantes do ano, considerando-se como mês a fração igual ou superior a 15 dias.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?