metropoles.com

Reajuste da tarifa de água será anunciado só no último dia do mês

Em audiência nesta segunda (23/4), Adasa não definiu o aumento. Em pleno racionamento, Caesb pede 10,47%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Racionamento de água
1 de 1 Racionamento de água - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Os consumidores devem preparar o bolso. Em meio ao racionamento, que já dura mais de um ano, a tarifa de água e esgoto do Distrito Federal será reajustada a partir de 1º de junho. O percentual, no entanto, será divulgado apenas na próxima segunda-feira (30/4), com publicação no Diário Oficial (DODF).

Na manhã desta segunda (23), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) discutiram o assunto em audiência pública.

Mesmo em tempos de falta de água nas torneiras da população, a Caesb solicita dois aumentos: de 0,51% e 9,96%, no total de 10,47%. A primeira correção seria referente ao ajuste anual, já previsto. A segunda, extraordinária, seria para recompor as perdas da empresa em função da queda de arrecadação por conta do racionamento.

A companhia assegura ter registrado diminuição de 34,8 milhões de metros cúbicos no consumo de água em 2016 e 2017, o que teria representado um impacto negativo de R$ 155,7 milhões em sua receita. A Adasa, por sua vez, deve propor aumento médio de 2,06%, além do reajuste anual.

“A Caesb já tem se readequado. Temos mecanismos para fazer o reequilíbrio da empresa, mas chega um momento que não conseguimos mais. Esse desequilíbrio econômico pode acarretar prejuízos no serviço para a população”, afirma Marcelo Teixeira, diretor financeiro e comercial da Caesb.

Do outro lado, a Adasa evita falar nos percentuais. Após as colaborações recolhidas por e-mail e na audiência pública, a diretoria colegiada definirá quanto o consumidor vai pagar a mais. “Não há espaço para chegar a essa revisão de tarifa, que é aviltante. Não temos cenário econômico para isso. A gente pode esperar algum incremento que não seja superior a 1%”, confia Alexandre Veloso, conselheiro-presidente do Conselho de Consumidores da Caesb.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?