metropoles.com

Reajuste da Segurança Pública será debatido por bancada do DF no Congresso

Deputados e senadores se encontrarão na casa do relator da MP 971, na Câmara dos Deputados, Luis Miranda (DEM)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
PMDF/ Divulgação
PMDF
1 de 1 PMDF - Foto: PMDF/ Divulgação

A bancada do Distrito Federal no Congresso se reúne, nesta sexta-feira (11/9), para discutir a MP 971, que trata do reajuste da segurança pública no DF. O almoço será realizado na casa do deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), que é relator da MP na Câmara.

Na semana passada, o relator se encontrou com integrantes das forças de segurança do DF, o secretário Anderson Torres e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM). Eles discutiram a possibilidade de não haver emendas à proposta para acelerar sua votação, sobretudo textos considerados inconstitucionais e matérias alheias à MP. A proposta deve entrar na pauta no próximo dia 14 de setembro.

Os parlamentares tentam acelerar a votarão do texto: após 120 dias de sua publicação, que ocorreu em julho, ela perde a efetividade. O texto prevê os percentuais da recomposição salarial retroativa a janeiro deste ano para os agentes de segurança do DF. A estimativa é de que o impacto da recomposição salarial neste ano fique um pouco mais de R$ 519 milhões.

Recomposição salarial

O reajuste é de 25% na Vantagem Pecuniária Especial (VPE) devida a policiais militares e bombeiros. Na Polícia Civil, o aumento é de 8%, linear, para todos os cargos. A MP 971 também corrige em 25% a tabela da VPE devida a PMs e bombeiros da ativa, inativos e pensionistas dos ex-territórios do Amapá, de Rondônia e de Roraima, além do Distrito Federal. Essas carreiras fazem parte de quadro de servidores da União atualmente em extinção.

A reunião desta sexta foi convocada pela coordenadora da bancada do DF no Congresso Nacional, a deputada Flávia Arruda (PL-DF). Para o relator e anfitrião, a reunião será uma oportunidade de amadurecer o texto. “Vamos escutá-los e analisar todos os pleitos”, explica Miranda.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?