metropoles.com

Reajuste às forças de segurança: deputados pedem agilidade a ministro

Em reunião nesta segunda (21/11), deputados, comandantes e o secretário de segurança do DF pediram celeridade da União no envio do reajuste

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Material cedido ao Metrópoles
Reunião reajuste
1 de 1 Reunião reajuste - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Para garantir o envio da proposta de reajuste de 18% para as forças de segurança do Distrito Federal ao Congresso Nacional ainda este ano, um verdadeiro batalhão se reuniu com o ministro da Justiça, Anderson Torres, nesta segunda-feira (21/11). A agilidade da União é fundamental para que o aumento seja concedido já no primeiro semestre de 2023.

Estiveram presentes no Ministério o secretário de segurança pública do DF, Júlio Danilo; o delegado-geral da Polícia Civil (PCDF), Robson Cândido; os comandantes-gerais Fábio Augusto (PMDF) e Alan Alexandre (CBMDF); e os deputados distritais eleitos Wellington Luiz (MDB), Hermeto (MDB), Roosevelt Vilela (PL) e Doutora Jane (Agir). Os parlamentares representam as três categorias na Câmara Legislativa (CLDF).

Conforme contou Wellington, a ideia da reunião foi pedir pressa no trâmite da minuta entregue pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) na última quinta (17). “A nossa preocupação é mudar o governo, não ter sido enviado e termos que rediscutir tudo novamente”, destaca.

Segundo o deputado eleito, o ministro se mostrou receptivo aos apelos de representantes dos bombeiros, policiais civis e militares. “A gente precisa de agilidade para fazer com que este ano ainda a proposta chegue ao Legislativo. Temos consciência que a votação só deve ocorrer ano que vem, mas é importante já chegar lá”, diz.

Dependência da União para garantir o reajuste

A minuta entregue por Ibaneis ao atual presidente Jair Bolsonaro (PL) precisa tramitar pelo Planalto, Ministério da Justiça e Ministério da Economia antes de ser transformada em projeto e encaminhado ao Congresso Nacional. Só depois da aprovação é que o DF pode começar a pagar.

Com o orçamento previsto no Fundo Constitucional, a previsão do GDF é que os 18% sejam pagos em uma só parcela.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?