Reabertura de clubes segue normas de segurança, mas atrai poucos sócios
Há medição de temperatura e fiscalização do uso de máscaras. Piscinas, saunas e churrasqueiras permanecem fechadas
atualizado
Compartilhar notícia
Os clubes do Distrito Federal, que estavam fechados desde o início da pandemia do novo coronavírus, há quase quatro meses, reabriram neste sábado (4/7) com muitas restrições e poucas opções de lazer. Piscinas, saunas, churrasqueiras, espaços para práticas esportivas, restaurantes e bares permanecem fechados.
Na entrada dos clubes, o associado precisa ter a temperatura aferida e é exigido o uso da máscara. Já dentro da dependência dos clubes, há funcionários e seguranças responsáveis pela fiscalização do cumprimento das normas de segurança determinadas pelo governo e pela própria direção dos espaços comunitários. A secretaria do Minas Tênis Clube, por exemplo, informou ao Metrópoles que quem não seguir as medidas terá que sair do clube.
O horário de funcionamento do Minas durante os finais de semana está sendo de 8h às 19h. “O movimento está bem abaixo. Menos de 30 sócios estão no clube porque só estão liberados a caminhada e o banho de Sol”, informou o atendente da secretaria. “As pessoas estão usando máscara e respeitando o distanciamento recomendado de 2 metros. Seguranças estão fazendo a fiscalização e, quem não segue as normas é convidado a se retirar do clube.” O clube providenciou um esquema especial para higienização dos carros, um produto desinfetante é aplicado nos pneus na entrada.
A Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) registrou um movimento um pouco mais alto. De acordo com o coordenador de marketing do clube, Ricardo Tibães, por volta das 11h, havia cerca de 60 associados na AABB. “Estamos analisando como será a aceitação do associado das novas regras de utilização do espaço, que é amplo e permite o distanciamento adequado. O associado está tomando todos os cuidados e seguindo as medidas”, informou Ricardo.
“Nós temos uma equipe de coordenação, que passou por um treinamento de duas semanas e está responsável por circular por todo o clube, verificando se as normas de segurança estão sendo cumpridas. Quem não estiver respeitando as normas será orientado e, caso continue a desrespeitar, infelizmente, vamos pedir que a pessoa se retire do clube”, ressaltou.
A AABB ainda apresenta uma particularidade, pois além da caminhada e do banho de Sol, também está permitida a prática de esportes individuais. Mas estes estão funcionando apenas com agendamento para evitar aglomeração. Segundo Ricardo, as atividades de tênis e beach tênis são as mais procuradas.
No Iate Clube de Brasília, cerca de 115 pessoas estiveram no clube durante a manhã, de acordo com a assessoria. As portas foram abertas às 9h e serão fechadas às 17h. Entre as regras determinadas pelo clube para a reabertura estão a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial e as proibições para a prática de esportes coletivos e emissão de convites para pessoas que não são associadas.