metropoles.com

Rastro de dor: DF tem ao menos 199 órfãos de Covid-19 com até 6 anos

Levantamento de cartórios foi feito a partir do cruzamento entre registros de nascimentos e de óbitos com base em CPFs emitidos desde 2015

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
Crianças órfãs por Covid-19
1 de 1 Crianças órfãs por Covid-19 - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Ao menos 199 crianças de até seis anos ficaram órfãs de pai ou mãe por Covid-19 no Distrito Federal. Realizado entre março de 2020 e setembro deste ano, o levantamento feito pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) cruzou dados dos CPFs dos pais nos registros de nascimentos dos filhos com os referentes a óbitos nos 14 cartórios de Registro Civil do DF desde 2015, ano em que as unidades passaram a emitir o documento diretamente nas certidões de nascimento das crianças recém-nascidas em todo o território.

Segundo a Arpen-Brasil, 25% das crianças que perderam pai ou mãe não tinham completado um ano de idade, enquanto 18,2%  tinham feito um ano. Os órfãos com dois anos também representam 18,2% dos casos, e aqueles de três anos correspondem a 14,5%.

Completando lista, as crianças de quatro, cinco e seis anos representam, respectivamente, 11,4%, 7,8% e 2,5%  dos casos apurados. Ainda de acordo com o estudo, três pais faleceram antes que seus filhos nascessem.

“A base de dados dos cartórios tem auxiliado constantemente os poderes públicos, os laboratórios e os institutos de pesquisas a dimensionar o tamanho da Covid-19 em nosso país e o fato de termos esta parceria com a Receita Federal para a emissão do CPF na certidão de nascimento dos recém-nascidos nos permitiu chegar a este número parcial, mas já impactante”, explica Gustavo Renato Fiscarelli, presidente da Arpen-Brasil.

No âmbito nacional, foram registrados 12.211 casos de crianças que perderam um dos pais. O levantamento apurou ainda que os estados que mais registraram órfãos com até seis anos foram: São Paulo, Goiás, Rio de Janeiro, Ceará e Paraná.

Desde o início da pandemia de coronavírus, o DF já notificou 511.145 contaminações e 10.720 óbitos em decorrência da doença. Nas últimas 24 horas, foram registradas 12 mortes e 448 novas infecções. Devido ao atraso nas notificações, os óbitos não ocorreram, necessariamente, nesse período.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?