Ranking Xangai: UnB é 7ª melhor do país e fica em 4º entre as federais
Edição de 2024 do ranking teve participação de 18 universidades brasileiras, das quais 15 eram federais. Mil melhores integram lista mundial
atualizado
Compartilhar notícia
A Universidade de Brasília (UnB) ficou entre as melhores universidades do país, segundo o Ranking Xangai – ou Academic Ranking of World Universities (ARWU) – de 2024. No Brasil, a instituição de ensino superior ficou em quarto lugar entre as federais; consideradas todas as do país, o resultado foi o sétimo melhor.
Também ficaram na sétima colocação, empatadas, as seguintes instituições: Universidade Federal do Paraná (UFPR); Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Considerando o cenário mundial, a UnB ficou na faixa de classificação 701-800. Mais de 2,5 mil universidades são avaliadas pelo ARWU todos os anos, e as mil melhores entram na lista divulgada. Nesta edição, 18 brasileiras participaram, das quais 15 eram federais.
A UnB melhorou a nota em relação à edição de 2023. No indicador N&S, cuja pontuação se dá pelo número de artigos publicados nas revistas Nature e Science, a Universidade de Brasília passou da nota 5 para 5,9.
No indicador PUB – que considera o número de artigos indexados no Science Citation Index-Expanded e Social Science Citation –, a nota subiu de 27,7 para 29,7.
No PCP, em que são ponderados os escores dos demais cinco indicadores pelo quantitativo de pessoas que atuam na área acadêmica da instituição, a nota foi de 12,1 para 12,8.
Além dos indicadores N&S, PUB e PCP, o Ranking Xangai avalia o número de ganhadores do prêmio Nobel e das Medalhas Fields entre egressos (Alumni) e entre docentes (Award), bem como a quantidade de pesquisadores altamente citados em revistas internacionais selecionadas pela Clarivate (HiCi).
A UnB não pontuou nos indicadores “alunos que receberam prêmio Nobel ou medalha Fields”; “docentes que receberam Prêmio Nobel ou Medalha Fields” ; nem em “número de pesquisadores altamente citados selecionados pelo Instituto de Informação Científica na [editora] Clarivate”.
O Ranking Xangai foi publicado pela primeira vez em junho de 2003, pela Shanghai Jiao Tong University, na China, e atualizado anualmente.
Desde 2009, o levantamento é elaborado sob responsabilidade da Shanghai Ranking Consultancy, organização independente em inteligência de ensino superior e não subordinada a universidades ou agências governamentais.