metropoles.com

Rafael Prudente sobre vacinação no DF: “Não podemos ficar a reboque”

Reeleito para o comando da CLDF, o parlamentar disse ao Metrópoles que a capital do país não pode depender da decisão de outros governantes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Metrópoles
Caio Barbieri entrevista Rafael Prudente
1 de 1 Caio Barbieri entrevista Rafael Prudente - Foto: Metrópoles

Reeleito para um novo mandato como presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), o deputado Rafael Prudente (MDB), afirmou, em entrevista ao Metrópoles, que o “Distrito Federal precisa trabalhar para ser a primeira unidade da Federação a começar o programa de vacinação” contra a Covid-19.

“Não podemos ficar a reboque de decisões de outros governadores e do Poder Executivo nacional”, disse ao jornalista Caio Barbieri (confira a partir do minuto 14’50’’). A apresentação do plano distrital de imunização está prevista para esta sexta-feira (18/12).

Prudente disse acreditar que “na primeira hora, quando tivermos uma vacina aprovada pela Anvisa, o governo deve tomar a decisão de fazer a aquisição direta”. “Espero também que o presidente da República, junto com o ministro [da Saúde] e o presidente da Anvisa, possa acelerar esse processo para que a gente possa começar a vacinação ainda este ano”, concluiu (15’30’’).

Reeleição
A recondução de Rafael Prudente à presidência da CLDF foi questionada judicialmente. O Diretório Regional do PSDB no DF acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) contra a reeleição da Mesa Diretora da Casa.

Ao STF, o partido argumentou que a permissão para recondução, inserida na Lei Orgânica do DF (LODF) por meio de emenda em 2019, vai no sentido contrário ao que estabelece a Constituição Federal. O PSDB ainda relacionou o caso com a decisão da Corte que vetou a reeleição dos atuais presidentes da Câmara e do Senado.

Ao falar sobre o assunto, Prudente afirmou que o retorno ao cargo é permitido na maioria das assembleias estaduais. “Talvez uma decisão possa mudar todo esse cenário político nos estados também. Mas temos que aguardar o Supremo e creio que é uma decisão que deve ficar para o ano que vem”, disse (4’50’’).

O parlamentar afirmou não temer que sua recondução seja anulada pelo STF: “Se o Supremo decidir que essa lei que nós votamos é inválida, nós temos que respeitar, cumprir e escolher outro presidente da Câmara” (5’40’’).

Na conversa, Prudente falou da relação com o governador do Distrito Federal, o também emedebista Ibaneis Rocha, e dos escândalos mais recentes envolvendo distritais, como a Operação Cidade Livre, que investiga a conduta de dois deputados e realizou operações de busca e apreensão dentro do prédio da CLDF nesta semana. A entrevista também trata de concurso público e cargos comissionados no Legislativo local.

A seguir, assista ao Metrópoles Entrevista. A seção reúne jornalistas renomados a fim de dialogar com personagens relevantes nos contextos político, econômico e social do Brasil.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?