metropoles.com

Racionamento de água cada vez mais próximo do brasiliense

Nesta segunda (7/11), o nível do reservatório do Descoberto, principal da capital do país, chegou ao percentual de 20,68%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Tony Winston/Agência Brasília
Decoberto editada
1 de 1 Decoberto editada - Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Com a redução das chuvas no mês de outubro e a baixa adesão às campanhas para economizar água, os reservatórios do DF continuam perdendo volume, agravando a crise hídrica. Nesta segunda-feira, (7/11), o nível do Rio Descoberto, responsável por 60% do abastecimento local, chegou ao percentual de 20,68% da capacidade máxima. O de Santa Maria, que fornece 20% da água para a região, esteve próximo dos 41% de seu volume total (veja abaixo). Os detalhes do racionamento serão anunciados na tarde de hoje pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico (Adasa).

O regime de restrição prevê, entre outras coisas, a suspensão do abastecimento por até um dia. O corte será revezado entre as regiões administrativas do DF. A captação de água no Descoberto ficará inviável se o nível da água descer em mais apenas um metro.

Uma resolução será publicada no Diário Oficial do DF (DODF) declarando o estado de restrição de uso dos recursos hídricos e estabelecendo o regime de racionamento do serviço de abastecimento d’água nas áreas atendidas pelos reservatórios. Essas duas fontes respondem pelo fornecimento de 88,79% do total da água tratada no DF.

Confira o último balanço dos reservatórios: 

Reprodução/Adasa

 

O monitoramento desses dois reservatórios, feito pela Adasa, mostra que a situação nos últimos dias havia melhorado, mas, com a volta do calor, os índices tornaram a cair. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em outubro choveu 50% a menos do que o esperado na capital federal. Foram 83,7 milímetros, quando a média para o período era de 166,6 mm.

Diferença no bolso
Diante da crise, desde o início de novembro, a conta de água ficou 20% mais cara para os moradores da capital, quando o nível do Descoberto atingiu 25%. A  tarifa de contingência estabelecida pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do DF (Adasa) está sendo aplicada para quem consome água acima do limite estipulado.

A Caesb informa que, no momento, nenhuma região administrativa está com o serviço de abastecimento suspenso, emergencialmente, devido à seca. O órgão solicita aos moradores que façam uso racional da água de forma a ajudar na recuperação plena e equilibrada do sistema.

A última medição registrada pela Caesb aponta um consumo, no mês de agosto, de 16,24 milhões de m³ em todo o DF. Em setembro, o valor medido caiu para 15,58 milhões de m³. Isso significa uma redução em torno de 4% entre os dois meses. A próxima comparação, entre setembro e outubro, deve ser divulgada nesta semana.

 

Tony Winston/Agência Brasília
Obras para captação, tratamento e distribuição de água no Bananal começaram na sexta-feira (4)

 

Represa do Bananal
Para aumentar o nível da água, o Governo do DF tenta apressar algumas obras. Na sexta-feira (4), trabalhadores e máquinas começaram a construção do subsistema do Bananal, próximo ao Parque Nacional de Brasília. Após 16 anos, essa é a primeira grande intervenção para melhorar o abastecimento no DF. A última barragem construída foi na Bacia do Pipiripau.

A novidade vai custar aos cofres públicos cerca de R$ 20 milhões e deve ficar pronta em um ano. O Bananal levará água para moradores do Plano Piloto, do Cruzeiro e do Lago Norte — 170 mil ao todo. Com capacidade de vazão de 726 litros por segundo, a bacia desafogará o reservatório de Santa Maria, responsável pelo abastecimento dessas três regiões administrativas.

Corumbá IV e o Lago Paranoá são outras fonte de água previstas para o DF, mas ainda são projetos que vão demorar a virar realidade. No primeiro, as obras estão suspensas. No segundo, nem foram licitadas.

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?