Quer fugir do Carnaval? Veja opções no DF para quem não gosta da folia
Secretaria de Turismo oferece miniguias gratuitos com 13 rotas pelo Distrito Federal para todos os tipos de gostos, públicos e épocas do ano
atualizado
Compartilhar notícia
O Carnaval chegou e, junto a ele, marchinhas, confetes, purpurinas, bloquinhos e muita agitação. No entanto, se você é do time que dos optam pela tranquilidade, há destinos no Distrito Federal que garantem um feriado com diversão e sossego.
O Metrópoles selecionou dicas de roteiros pela capital do país para quem quer fugir dos trios elétricos e festas. Entre as opções, há trilhas, cachoeiras, parques, locais de turismo religioso e outras atrações para toda a família.
A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur) conta com uma série de 13 rotas, com destinos e atrativos para gostos diversos.
Voltadas para aqueles que preferem tranquilidade à muvuca, estão as rotas do Lago Oeste, do Cerrado e a da Paz. Elas reúnem aventuras e passeios na natureza e, para quem busca contato com a espiritualidade, uma série de templos religiosos. Nos miniguias, constam endereços, horários, custo de entrada e telefones de cada local.
Há ainda outras 10 opções de rotas que traduzem a identidade e o potencial turístico do Distrito Federal. São elas: Náutica, Arquitetônica, Cultural, Cívica, Fora dos Eixos, Diversão, Sobre Rodas, Diversidade, Pôr do Sol e das RAs.
Confira aqui a Coleção Rotas Brasília completa
Amantes da natureza
Na Rota do Lago Oeste, os visitantes têm a oportunidade de fazer passeios, explorar trilhas, descansar e aproveitar a gastronomia do Núcleo Rural Lago Oeste, área pertencente à região de Sobradinho e que abrange uma parte situada entre a Reserva Biológica da Contagem e o Parque Nacional de Brasília.
Já a Rota do Cerrado é ideal para os amantes da natureza, com opções variadas para visitação, como a Floresta Nacional (Flona) de Brasília, o Salto do Tororó, o Zoológico de Brasília, a Chapada Imperial e o Jardim Botânico.
Se a vontade é dar um mergulho, a Água Mineral, no Parque Nacional de Brasília, é uma ótima opção. A entrada fica aberta das 6h às 16h, mas os portões podem fechar mais cedo caso o espaço atinja a lotação máxima (1,5 mil pessoas). As piscinas funcionam até as 17h.
O público aventureiro pode, ainda, explorar as três trilhas do parque, com 5km, 10km e 15km de extensão. É possível percorrê-las a pé ou de bicicleta. A entrada custa R$ 18 para brasileiros de 12 a 59 anos. Pessoas com menos de 11 anos ou mais de 60 não pagam.
O Salto do Tororó, entre a BR-251 e a DF-140, em Santa Maria, é outra alternativa para interessados em programas ao ar livre. A região é um dos locais mais procurados para banhos de cachoeira e ecoturismo no Distrito Federal. Bastante frequentado por praticantes de rapel e mountain bike, o local também oferece aventuras para famílias.
Àqueles que desejam assistir ao pôr do sol, curtir a natureza e, quem sabe, fazer um piquenique, todos os parques estão de portas abertas neste Carnaval. A Ermida Dom Bosco funciona diariamente, das 6h às 20h, e o Parque Morro da Asa Delta (todos os dias, das 6h às 18h), por exemplo, oferecem belas vistas da cidade e uma extensa área de Cerrado nativo, além de ciclovias, trilhas e pistas para caminhada.
Lazer e paz
Para pessoas que preferem um passeio com as crianças, o Jardim Botânico de Brasília também funciona neste Carnaval, das 9h às 17h. Porém, como de costume, na segunda-feira (12/2) ficará fechado para manutenção. O espaço reúne pontos gastronômicos, oferece café da manhã, brunch, almoço e lanches, além de belas paisagens.
Outro ponto que faz a alegria da criançada é a Fundação Jardim Zoológico de Brasília, que abre normalmente, das 8h30 às 17h, com a bilheteria em atividade até as 16h. Os ingressos de sexta-feira a domingo e feriados custam R$ 10 (inteira).
A Setur também conta com roteiros destinados a quem procura fazer retiros espirituais ou uma programação mística, voltada a manifestações culturais, doutrinas e religiões. A Rota da Paz reúne diversos templos e igrejas para visitação.
Nos miniguias, o público tem informações sobre locais como a igreja Nossa Senhora de Fátima (307/308 Sul); o Santuário Dom Bosco (702 Sul); e a Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida (Esplanada dos Ministérios).
O Templo da Boa Vontade, por exemplo, ficará aberto todos os dias do Carnaval de 2024, das 8h às 20h. Além disso, a nave – ambiente principal do ponto turístico – abre 24 horas para receber os peregrinos.
Com informações da Agência Brasília