metropoles.com

Quer aprender corte e costura? DF tem 600 vagas na Fábrica Social

O curso será presencial. Metade das vagas será para o período matutino, e a outra, para o vespertino. Inscrições terminam em 12 de outubro

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
costureira do DF é contemplada por programa social e se muda para casa própria
1 de 1 costureira do DF é contemplada por programa social e se muda para casa própria - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal (GDF) abriu, na manhã desta quinta-feira (6/10), inscrições para o curso de corte e costura do programa Fábrica Social, centro de capacitação profissional. São oferecidas 600 vagas, sendo metade para o período matutino, e a outra, para o vespertino. Interessados podem se inscrever até 12 de outubro pelo site trabalho.df.gov.br ou em qualquer unidade de atendimento da Secretaria de Trabalho do Distrito Federal.

Segundo informações publicadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), para participar do projeto é necessário ser membro de família cadastrada no Bolsa Família, ter inscrição atualizada no Cadastro Único, apresentar renda per capita de até R$ 200, morar no Distrito Federal e ter idade mínima de 16 anos.

Confira mais informações abaixo:

A capacitação em corte e costura é composta por sete módulos, que se repetem em duas etapas (básica e avançada). Além das peças produzidas no dia a dia dos cursos, a fábrica trabalha para atender as demandas das secretarias do governo.

Inserção profissional

A finalidade da Fábrica Social é promover educação profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade e inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), além de criar oportunidades concretas aos alunos para que consigam ser inseridos no mercado de trabalho e tenham autonomia socioeconômica.

A Subsecretaria de Integração de Ações Sociais (Sias), reestruturada pelo Decreto nº41.756, de 1º fevereiro de 2021, unidade orgânica de comando e supervisão, diretamente subordinada à Secretaria de Trabalho, é o órgão atualmente responsável pela administração da estrutura e pelo funcionamento da Fábrica Social.

Ao longo dos último anos, foram realizados no centro diversos cursos de capacitação e qualificação profissional nas áreas de confecção de vestuário, acessórios e materiais esportivos, construção civil, jardinagem e cultivo de alimentos, marcenaria sustentável e instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos.

Em 2021, a Fábrica Social sofreu uma reformulação no projeto pedagógico e teve a carga horária limitada a, no mínimo, 240 horas/aula, visando se adequar aos cursos de qualificação profissional oferecidos na Secretaria de Trabalho. Os cursos são orientados para as necessidades do mercado de trabalho e em permanente desenvolvimento dos conhecimentos, capacitação, habilidades e aptidões para a vida produtiva.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?