metropoles.com

Queijo Minas Artesanal é declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade

Unesco levou em consideração indicação do Iphan sobre o modo de fazer o queijo, que segue uma tradição de 300 anos e preserva a memória

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Aprocan
Fotografia colorida mostrando mulher olhando queijo-Metrópoles
1 de 1 Fotografia colorida mostrando mulher olhando queijo-Metrópoles - Foto: Aprocan

O Queijo Minas Artesanal foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A votação ocorreu nesta quarta-feira (4/12) em Assunção, capital do Paraguai.

A Unesco levou em consideração o modo de fazer o queijo, que segue uma tradição de três séculos e preserva a memória e o modo de vida das comunidades produtoras de Minas Gerais.

A candidatura foi apresentada em 2023 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que tem sede em Brasília. Esse é o primeiro item gastronômico brasileiro a entrar na lista, que contempla o café turco, a cerveja belga, a pizza italiana (de Nápoles), a baguete francesa etc. Veja a lista completa aqui.

“Feito a partir de técnicas ancestrais relacionadas à produção de queijo de leite cru, o Queijo Minas Artesanal tornou-se desde sempre uma importante atividade socioeconômica, que promove inclusão e desenvolvimento local, em especial da agricultura familiar”, destaca o Iphan.

7 imagens
1 de 7

Aprocan
2 de 7

Aprocan
3 de 7

Aprocan
4 de 7

Aprocan
5 de 7

Aprocan
6 de 7

Reprodução
7 de 7

 

O instituto ainda defende que o Queijo Minas Artesanal é um alimento que serve como referência para a cultura nacional e a identidade local de grupos e de indivíduos de diferentes regiões e paisagens de Minas Gerais.  Segundo o instituto, a produção de queijo abrange 106 municípios do estado.

Em comemoração à candidatura, o Iphan divulgou vídeos em canais institucionais destacando os pontos do Queijo Minas Artesanal.

A votação foi apreciada na 19ª sessão do Comitê Intergovernamental da Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial do órgão.

O Brasil já tem reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade outras seis expressões culturais. São elas: o Samba de Roda no Recôncavo Baiano; a Arte Kusiwa – Pintura Corporal e Arte Gráfica Wajãpi; o Frevo: Expressão Artística do Carnaval de Recife; o Círio de Nossa Senhora de Nazaré; a Roda de Capoeira; e o Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?