Quarta Ponte: conselho do GDF encerra projeto de concessão para obras
Também chamada de Quarta Ponte, Via Ponte Paranoá seria construída por meio de parceria público-privada (PPP) sobre o Córrego Paranoá
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho Gestor de Parcerias Público-Privadas do Distrito Federal optou por encerrar o projeto de concessão da construção da Via Ponte Paranoá. Em reunião nessa quinta-feira (21/12), todos os integrantes do grupo apoiaram a descontinuidade do projeto.
Também chamada de Quarta Ponte, a Via Ponte Paranoá seria construída por meio de parceria público-privada (PPP) sobre o Córrego Paranoá. Contudo, a obra não será mias viabilizada por esse modelo, devido à decisão do conselho vinculado à Secretaria de Projetos Especiais (Sepe). A informação consta no Diário Oficial (DODF) desta sexta-feira (22/12).
O projeto chegou a ser concluído pela Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) em abril de 2021, e o governador Ibaneis Rocha (MDB) bateu o martelo a favor da construção ainda em 2019, no primeiro ano de gestão.
A Semob executou diversos processos antes de concluir o primeiro documento do projeto. A pasta abriu consulta pública e fez audiências, além de cumprir outras etapas dos trâmites.
A construção da Quarta Ponte, segundo o governo local, tinha objetivo de melhorar as condições de tráfego da Estrada Parque Contorno (EPCT), a DF-001, especialmente na região do Paranoá e do Jardim Botânico.
O projeto previa duplicação da via, para amenizar o tráfego na área da Barragem do Paranoá até a interseção com a DF-005 (Estrada Parque Paranoá), em um total de 7,17 quilômetros. Nessa área, seria construída uma ponte de 380 metros sobre o Córrego Paranoá.