Quarentena? Perfil na web dá visibilidade a pequenas lojas do DF
O @pequenoapoio foi criado no Instagram para ajudar empresários a divulgarem produtos que podem ser obtidos por delivery ou de forma remota
atualizado
Compartilhar notícia
Um perfil criado recentemente no Instagram nasceu para dar visibilidade gratuita aos pequenos lojistas do Distrito Federal que tentam manter a venda de produtos por meio do delivery em tempos de confinamento. A ideia surgiu dos irmãos Andressa, Monique e Luca Furtado, que viram na alternativa uma possibilidade de ajudar os pequenos empresários locais a sobreviverem à pandemia do novo coronavírus.
São comércios de todos os tipos, como de informática, pet shops, cafés e restaurantes, que podem manter a operação com a entrega de produtos aos clientes ou atendimento remoto de serviços.
A medida tenta minimizar o impacto da decisão do Governo do Distrito Federal (GDF), que decretou o fechamento total de comércios e shoppings. As únicas exceções foram farmácias, mercados e padarias.
Contudo, nesta segunda-feira (23/03), após início da fiscalização, o Palácio do Buriti fez novo estudo e ampliou os setores que, por serem de natureza essencial, podem funcionar, mesmo com a restrição provocada pelo coronavírus na capital.
Oficinas mecânicas, fábricas de bolos, concessionárias de veículos e estandes de venda de imóveis estão entre as atividades que agora estão permitidas.
“O Pequeno Apoio surgiu para divulgar os pequenos negócios, fomentar a economia local e transformar crises em oportunidades. Quem tem um negócio ou conhece alguém que tem e precisa de um Pequeno Apoio, é só entrar em contato com a página”, aponta a jornalista Andressa Furtado, que é empresária do ramo e atua na área digital.
Segundo ela, além de divulgar, a ideia é ensinar os pequenos empresários a como se posicionar digitalmente com dicas e conteúdos produzidos por quem é da área.
Contra a crise
Atuante na área de manutenção de computadores, Athos Luiz Barbosa recorreu à nova página a fim de não interromper totalmente o negócio. “A ideia, além de genial, é de uma humanidade desigual, demonstrando que juntos e unidos somos mais fortes”, considerou o empresário.
A empresária Juliana Tannus também aderiu à proposta para dar visibilidade nas redes sociais ao seu pet shop. “Para nós, que somos pequenos, toda ajuda é fundamental a fim de continuarmos movimentando a economia, empregando nossos funcionários, girando a máquina”.
Além de divulgar as marcas locais, o perfil também orienta os pequenos empresários a aprenderem, por conta própria, a criar anúncios, propagandas e até mesmo fotografias publicitárias por meio do aparelho celular. “Vamos superar juntos essa crise do coronavírus”, diz o perfil.
Atualização de casos
O Palácio do Buriti atualizou o número de casos confirmados de Coronavírus (Covid-19) no Distrito Federal. Nesta segunda-feira (23/03), foram registrados 135 pacientes contaminados com a Covid-19, um a mais do que o balanço registrado pela manhã e na noite de domingo (22/03). O número de casos suspeitos, de pessoas que fizeram exames e aguardam o resultado em quarentena, passam de 3,6 mil.