metropoles.com

PT pede cassação de Celina Leão

Deputada foi presidente da CLDF e está envolvida no Bonde da Propina, no qual um grupo de deputados é investigado por aprovar às pressas emenda destinando verbas para empresas de UTI

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
CLDF – Brasília(DF), 23/08/2016
1 de 1 CLDF – Brasília(DF), 23/08/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O Partido dos Trabalhadores (PT) pediu, nesta terça-feira (6/9), a cassação do mandato da deputada distrital e ex-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) Celina Leão (PPS). A petição foi protocolada à tarde.

Celina é uma das parlamentares envolvidas no Bonde da Propina, um grupo de parlamentares que aprovou uma emenda às pressas no fim do ano passado destinando R$ 30 milhões de sobras orçamentárias da Casa para o pagamento de contratos atrasados de empresas que prestam serviço de UTI no DF. Como contrapartida, eles teriam recebido propinas. O caso é investigado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) no âmbito da Operação Drácon.

“O PT-DF entende que os fatos ocorridos nos últimos dias envolvendo a presidente da Câmara Legislativa, deputada Celina Leão, do PPS do Distrito Federal, fartamente noticiados pela imprensa local e nacional, envergonham Brasília e não podem ficar impunes”, disse o partido, em nota.

A legenda embasou o pedido de cassação em uma suposta quebra de decoro parlamentar, abuso de prerrogativas e violação dos preceitos constitucionais, improbidade e desvio de finalidade administrativa e por uso de emendas parlamentares com indício de corrupção.

Na nota, o PT ainda avalia que Celina estaria “desrespeitando” outras autoridades e “ameaçando” deputados, além de supostamente “divulgar mentiras” para tentar encobrir aquilo que o partido chama de “desmandos e infrações à lei” que teriam sido cometidas durante a sua gestão como presidente da CLDF.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?