PT-DF se reúne com Dino, que diz ser favorável ao reajuste de 18% às forças de segurança
Deputado Distrital Gabriel Magno comentou detalhes da reunião com ministro da Justiça, que tratou, principalmente, sobre segurança no DF
atualizado
Compartilhar notícia
A bancada do PT do Distrito Federal se reuniu com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, nessa terça-feira (2/5), e ouviu um parecer favorável ao reajuste de 18% para forças de segurança do DF. Entre os temas do encontro, estiveram, ainda, pautas como o 8 de janeiro e o combate aos ataques em escolas.
O deputado Distrital Gabriel Magno (PT) detalhou, ao Metrópoles, as ações do governo federal pelo aumento salarial das forças. “Comentamos sobre o reajuste, a reestruturação de carreiras. O ministro nos disse que, no Ministério da Justiça, foi dado o ‘ok’ para a questão dos 18%, e foi encaminhado para o Ministério de Gestão, porque toda a questão de reajuste passa por lá”, afirmou.
O distrital também adiantou que vai providenciar um diálogo com a pasta de Gestão. “Esse tipo de diálogo é importante para colocar a bancada do PT à disposição. Vamos estreitar relações com vários ministérios”, declarou.
As forças de segurança distritais, como policiais civis, militares e bombeiros, são custeadas com recursos federais, por meio do Fundo Constitucional do DF. Ou seja, qualquer reajuste depende de aprovação do Palácio do Planalto. Integrantes do Governo do Distrito Federal (GDF), parlamentares e representantes do Planalto marcaram uma reunião para discutir o tema na próxima sexta-feira (5/5).
A bancada do @ptbrasilia esteve hoje com o Ministro Flávio Dino pra tratar de importantes assuntos:
– Situação da Seg Pública no DF principalmente pós atos golpistas do dia 08
– Recomposição Salarial e Carreira das forças de segurança do DF
– Violência contra as Escolas
– PL 2630 pic.twitter.com/HmxWVqpCOf— Gabriel Magno (@gabrielmagno_13) May 3, 2023
Mais temas
A reunião contou, também, com a presença do distrital Ricardo Vale e da deputada federal Erika Kokay. Os parlamentares levaram a Dino preocupações com a segurança do DF após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, mas foram tranquilizados pelo ministro.
“Tratamos do dia 8, da segurança mais geral da nossa capital. Lembramos que, logo após os atos, surgiu a ideia da Guarda Nacional. Fomos tentar entender, mas o ministro disse que isso deu uma esfriada. Então, ressaltamos a importância do fundo constitucional do DF.”
Dino também disse aos parlamentares que o diálogo com o GDF melhorou na questão na segurança pública, que tem conversado com o secretário Sandro Avelar, e acompanhado os desdobramentos da Comissão Parlamentar de Inquérito em andamento na Câmara Legislativa, que tem apurado a tentativa de golpe bolsonarista contra o resultado das eleições.
Dentro do tema segurança nas escolas, Dino mostrou que as ameaças têm sido contidas com ações integradas do governo federal com unidades da federação. “Tem sido importante a resposta rápida deles. E esse assunto vai de encontro ao PL 2630, que também busca responsabilizar as plataformas”, citou Gabriel Magno.