metropoles.com

Prudente: “Privatização da CEB Distribuição não precisa passar pela Câmara”

Segundo o presidente da Casa, debate das privatizações é necessário, mas deve ser feito com cautela

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Fabiano Neves/Divulgação
Rafael-Prudente-no-Lide
1 de 1 Rafael-Prudente-no-Lide - Foto: Fabiano Neves/Divulgação

O presidente da Câmara Legislativa, deputado distrital Rafael Prudente (MDB), afirmou que a privatização da CEB Distribuição não precisa passar pelo crivo da Casa. A declaração foi dada a empresários em almoço com o Grupo de Líderes Empresariais (Lide) na tarde desta quinta-feira (15/08/2019), no Kubitschek Plaza Hotel. Para o parlamentar, o debate sobre as concessões é necessário, mas deve ser feito com cautela.

Segundo Prudente, a privatização da CEB Distribuição, teoricamente, não precisa passar pela Câmara, devido a entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF). A Corte determinou que vendas e concessões de subsidiárias não carecem da aprovação do Legislativo.

No caso da venda da empresa principal, a aprovação do Legislativo é necessária. Por isso, as propostas de privatização da Caesb e do Metrô-DF precisam do aval dos distritais.

“É necessário debater as privatizações. Elas são necessárias, mas precisam ser discutidas com responsabilidade. Temos que ter cautela. A sociedade tem que ser beneficiada. Seja com preço, melhoria dos serviços. E o que o governo vai fazer com esse dinheiro? É só para pagar dívidas da estatal? Ou vai sobrar recursos para fazer investimentos?”

Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa

Neste contexto, Prudente citou a preocupação com experiências negativas de privatização. Em conversa com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), o parlamentar ouviu relatos de falhas graves na prestação de serviços da Celg.

Presente no almoço, o presidente da CEB Holding, Edison Garcia, rebateu as críticas sobre a privatização da Celg. De acordo com o gestor, a empresa que ganhou a concessão da estatal goiana foi surpreendida com a retirada de recursos da companhia após a venda, comprometendo a qualidade dos serviços prestados.

Garcia enfatizou que privatização da CEB Distribuição é o melhor a caminho para que a população do DF tenha o abastecimento de energia regular e eficiente. Na sequência, Prudente declarou que tem confiança na capacidade do Governo do Distrito Federal (GDF) de modelar um projeto de venda seguro. O parlamentar ressaltou que o governo precisa dos recursos para fazer investimentos em infraestrutura e serviços.

Pé de pequi

Segundo o parlamentar, o DF também precisa de segurança jurídica para o desenvolvimento da economia e da infraestrutura. Neste contexto, o presidente da Câmara mostrou indignação com o fato de o projeto da Quadra 500 do Sudoeste estar travado na Justiça por questões ambientais. Do ponto de vista do distrital, o desenvolvimento deve respeitar o meio ambiente, mas não pode ser parado por “pés de pequi”.

O presidente da Câmara assumiu uma série de compromissos com o empresariado, a começar pela digitalização dos processos legislativos. “A partir do dia 1º de novembro, não haverá mais papel na Câmara Legislativa”, prometeu Prudente. O parlamentar voltou a declarar que a Casa vai lançar a TV Legislativa.

Lide Mulher

Durante o almoço também foi lançado o Lide Mulher. O novo grupo pretende fomentar o network e agenda produtiva do Distrito Federal com o ponto de vista das empresárias e empreendedoras brasilienses. A advogada Lívia de Moura Faria, chefe de um grande escritório de Brasília, assumirá a presidência da associação.

“Empoderamento não nos falta. Nós precisamos nos unir para fazer a nossa projeção e networking no DF”, afirmou Lívia. Além do mercado, a associação também vai debater temas políticos e sociais, a exemplo do processo eleitoral e do combate à violência contra a mulher.

O Lide é formado por empreendedores à frente de empresas com faturamento anual de R$ 200 milhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?