Próximas remessas de vacina contemplarão grávidas, diz Mayara Noronha
Informação foi publicada nesta segunda (14/6) nos stories do Instagram da primeira-dama, que também é secretária de Assistência Social
atualizado
Compartilhar notícia
A primeira-dama do Distrito Federal, Mayara Noronha, disse, em publicação nas redes sociais nesta segunda-feira (14/6), que as grávidas serão contempladas na campanha de vacinação contra a Covid-19 com a chegada das próximas remessas de imunizantes. A informação foi publicada nos stories do Instagram.
Conforme a primeira-dama, ainda não há data para a imunização de grávidas e lactantes sem comorbidades no DF. Ela ressaltou, porém, que o Ministério da Saúde “já se manifestou sobre a importância” da inclusão deste público na lista de prioridades. “Suspendeu por pouco tempo, mas já está tudo retomando sobre a necessidade de priorização das grávidas e lactantes no Brasil inteiro”.
Na mesma publicação, Mayara afirmou que outros grupos têm pedido prioridade na campanha. “Sou secretária da Assistência Social, ou seja, tenho muito o que conquistar para essa área ainda antes de expor outros grupos prioritários”, escreveu.
Veja o post:
O governador Ibaneis Rocha confirmou ao Metrópoles que as grávidas serão contempladas com as novas doses de vacina que chegarem ao DF.
No início de junho, o Ministério Público Federal (MPF) pediu que o GDF e a União vacinem contra Covid-19 grávidas e puérperas sem comorbidades. O órgão entrou com Ação Civil Pública para obrigar que esse grupo esteja entre as prioridades da imunização. Na capital da República, estão sendo imunizadas apenas gestantes e mulheres no pós-parto com doenças pré-existentes.
Grávidas com comorbidades
Atualmente, apenas as gestantes e puérperas com comorbidades são contempladas na campanha no DF. Elas podem se vacinar em 24 pontos de vacinação sem agendamento prévio. Para receber as doses é necessário levar documento que comprove que faz parte do grupo e também apresentar relatório médico indicando qual a sua comorbidade.