Protesto feminista inspirado em ato do Chile chega a Brasília
A primeira manifestação ocorreu em 20 de novembro, após denúncias de estupros cometidos por policiais chilenos durante atos pela igualdade
atualizado
Compartilhar notícia
Um protesto inspirado em manifestação realizada no Chile promete mobilizar mulheres em Brasília nesta sexta-feira (13/12/2019). Pelas redes sociais, cidadãs são convidadas a participarem do ato, às 17h, na Praça dos Três Poderes.
A primeira manifestação batizada de Un violador en tu camino (em português: Um estuprador em seu caminho), ocorreu em 20 de novembro, no Chile, após denúncias de estupros cometidos por policiais durante atos em defesa da igualdade social no país, realizados em outubro.
O protesto chileno criado pelo coletivo feminista Lastesis chamou atenção. Cobrindo os olhos com vendas pretas, mulheres dançam e cantam uma música que diz: “O estuprador é você”.
O Lastesis convidou mulheres de todo o mundo para replicarem a manifestação. Atos semelhantes, segundo organizadores, ocorreram em outras cidades brasileiras, no México, na Colômbia, Espanha, Austrália, nos Estados Unidos e na França.
Vídeo
Em Brasília, as mulheres vão ensaiar a partir das 15h, no estacionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), para gravar um vídeo às 17h na Praça dos Três Poderes.
Uma das organizadoras do protesto na capital do Brasil, a jornalista Thamy Frisselli, 34 anos, disse que a intenção é impactar governantes, parlamentares e a sociedade de forma geral.
“Queremos alertar que a violência de gênero acontece não só dentro de casa e não é um problema apenas de segurança pública: é uma questão de saúde e educação”, frisou.
Confira o convite:
E veja a coreografia:
Ver essa foto no Instagram
intervención UN VIOLADOR EN TU CAMINO frente a 2da comisaría de Valparaíso.