Proteção às crianças: GDF planeja novo conselho tutelar na Estrutural
Durante participação no GDF Mais Perto de Você, a governadora em exercício Celina Leão revelou a intenção de construção de um novo conselho
atualizado
Compartilhar notícia
Durante a 32ª edição do programa “GDF Mais Perto do Cidadão”, na Estrutural (DF), neste sábado (6/7), a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), revelou que o governo planeja construir um novo conselho tutelar na região.
Na visita ao GDF Mais Perto do Cidadão, Celina conferiu obras e conversou com moradores. A construção de um novo conselho tutelar é uma demanda da população para ampliar a rede de proteção às crianças e adolescentes.
Segundo a governadora, o GDF está terminando os estudos do planejamento estratégico para a ampliação dos conselhos tutelares em todo DF. A obra será incluídas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) para 2025.
“Nós vamos atender as pessoas conforme o crescimento da demanda. Nós sabemos que tem cidades que estão estranguladas. Eu acredito que a Estrutural possa estar nessa situação”, comentou Celina.
A Administração Regional da Estrutural já cedeu um terreno à Secretaria de Justiça (Sejus), responsável pelos conselhos e o GDF Mais Perto do Cidadão, para a construção da nova unidade.
O GDF Mais Perto do Cidadão oferece uma série de serviços para a população. Segundo Celina, o governo quer ampliar ainda mais o cardápio de atendimento.
A edição da Estrutural teve participação do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), com o programa Pai Legal, o serviço de localização de desaparecidos, atenção à vítimas e Ouvidoria.
UBS ampliada
A governadora em exercício também visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) 2, que ficou fechada por mais de um ano para reforma e foi reinaugurada nessa quarta-feira (3/7). Nesse período, as equipes atendiam a população provisoriamente na administração regional.
A UBS tinha três equipes. Cada uma atende 4,5 mil pacientes. “Ela reabriu inclusive ampliando a equipe para atender mais 4,5 mil pessoas”, contou Celina. A capacidade de atendimento saltou de 13,5 mil para 18 mil pacientes.
Creche e batalhão da PM
Celina também visitou o canteiro de obras de uma nova creche, com previsão de entrega para janeiro de 2025. Segundo a governadora, além da educação para os pequenos, o equipamento dará condições para as mães buscarem emprego.
“A Estrutural é uma cidade que ainda tem muita vulnerabilidade. E esse equipamento público é um dos mais demandados. Quando a gente entrega uma creche, dá dignidade para que a mulher possa buscar uma vaga no mercado de trabalho e para que a família possa se estruturar melhor”, comentou.
A governadora visitou também a obra de construção do Batalhão da Polícia Militar (BPM). O GDF espera inaugurar a unidade em março de 2025.