metropoles.com

Proteção às crianças: GDF planeja novo conselho tutelar na Estrutural

Durante participação no GDF Mais Perto de Você, a governadora em exercício Celina Leão revelou a intenção de construção de um novo conselho

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Renato Alves/Agência Brasília
Conselho tutelar - Metrópoles
1 de 1 Conselho tutelar - Metrópoles - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Durante a 32ª edição do programa “GDF Mais Perto do Cidadão”, na Estrutural (DF), neste sábado (6/7), a governadora em exercício do Distrito Federal, Celina Leão (PP), revelou que o governo planeja construir um novo conselho tutelar na região.

Na visita ao GDF Mais Perto do Cidadão, Celina conferiu obras e conversou com moradores. A construção de um novo conselho tutelar é uma demanda da população para ampliar a rede de proteção às crianças e adolescentes.

Segundo a governadora, o GDF está terminando os estudos do planejamento estratégico para a ampliação dos conselhos tutelares em todo DF. A obra será incluídas no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA)  para 2025.

“Nós vamos atender as pessoas conforme o crescimento da demanda. Nós sabemos que tem cidades que estão estranguladas. Eu acredito que a Estrutural possa estar nessa situação”, comentou Celina.

A Administração Regional da Estrutural já cedeu um terreno à Secretaria de Justiça (Sejus), responsável pelos conselhos e o GDF Mais Perto do Cidadão, para a construção da nova unidade.

O GDF Mais Perto do Cidadão oferece uma série de serviços para a população. Segundo Celina, o governo quer ampliar ainda mais o cardápio de atendimento.

A edição da Estrutural teve participação do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT), com o programa Pai Legal, o serviço de localização de desaparecidos, atenção à vítimas e Ouvidoria.

UBS ampliada

A governadora em exercício também visitou a Unidade Básica de Saúde (UBS) 2, que ficou fechada por mais de um ano para reforma e foi reinaugurada nessa quarta-feira (3/7). Nesse período, as equipes atendiam a população provisoriamente na administração regional.

A UBS tinha três equipes. Cada uma atende 4,5 mil pacientes. “Ela reabriu inclusive ampliando a equipe para atender mais 4,5 mil pessoas”, contou Celina. A capacidade de atendimento saltou de 13,5 mil para 18 mil pacientes.

Creche e batalhão da PM

Celina também visitou o canteiro de obras de uma nova creche, com previsão de entrega para janeiro de 2025. Segundo a governadora, além da educação para os pequenos, o equipamento dará condições para as mães buscarem emprego.

“A Estrutural é uma cidade que ainda tem muita vulnerabilidade. E esse equipamento público é um dos mais demandados. Quando a gente entrega uma creche, dá dignidade para que a mulher possa buscar uma vaga no mercado de trabalho e para que a família possa se estruturar melhor”, comentou.

A governadora visitou também a obra de construção do Batalhão da Polícia Militar (BPM). O GDF espera inaugurar a unidade em março de 2025.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?