metropoles.com

Proposta que trata de promoção na PM e fundo de saúde na PCDF chega à União

A Secretaria Geral da República recebeu ofício com 20 das 74 emendas que ficaram fora da MP 971, que concedeu recomposição às categorias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES
Policiais Militares do DF
1 de 1 Policiais Militares do DF - Foto: DANIEL FERREIRA/METRÓPOLES

O Governo Federal recebeu ofício contendo 20 emendas das 74 que ficaram de fora do texto da Medida Provisória nº 971/2020, que garantiu a recomposição salarial para policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal. O deputado federal Luis Miranda (DEM/DF), que relatou a MP na Câmara, entregou o documento ao ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Jorge Oliveira. 

Nesta quarta-feira (30/9) os dois se reuniram e articularam a elaboração do documento. Entre as 20 emendas, sobressaem as que tratam da promoção de carreira por meio do merecimento e antiguidade dentro da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros do DF. Além disso, traz os pedidos de progressão de carreira e de um fundo de saúde para a Polícia Civil.

A proposição com as emendas não contempladas na MP 971 faz parte de um acordo entre Luis Miranda e o ministro Jorge Oliveira. Segundo o deputado, o ministro firmou o compromisso de enviar um projeto de lei contemplando as emendas que não causassem impacto financeiro. O Governo Federal, em acordo com o GDF, enviará o projeto para o Congresso Nacional.

Para Miranda, a medida é o cumprimento de uma promessa feita pela bancada do DF. “Todo esse esforço mostrou que não há coloração partidária ou ideologia quando o objetivo é beneficiar a população. Contemplando as emendas dos meus colegas parlamentares, conseguiremos trazer benefício para as forças de segurança do DF, que tanto têm trabalho nesta pandemia”, comenta Luis Miranda.

 

3 imagens
Palácio do Planalto
Sindicato entrará com ação para adiar volta ao presencial no Congresso
1 de 3

Luis Miranda e Jorge Oliveira trataram sobre as emendas extraídas do texto original da MP

2 de 3

Palácio do Planalto

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

Sindicato entrará com ação para adiar volta ao presencial no Congresso

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Aprovação

Há alguns dias, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória nº 971 (MP 971/2020), responsável por conceder reajuste salarial para policiais civis, militares e bombeiros do Distrito Federal, Amapá, Rondônia e Roraima.

A fim de evitar que a matéria retornasse para a Câmara dos Deputados, o relator no Senado Federal também decidiu rejeitar todas as emendas apresentadas na Casa, como ocorrido com os deputados federais.

Embora os parlamentares do Congresso tenham sugerido 74 emendas à MP, a medida provisória passou sem nenhuma das sugestões feitas ao longo do processo de discussão acerca da recomposição.

Essa foi a solução encontrada para que o texto fosse votado a tempo de não caducar. O prazo final para a votação era na terça-feira (22/9). Assim, houve uma corrida contra o tempo para que não houvesse questionamentos ou possibilidade de reprovação.

Recomposição

O texto prevê reajuste de 25% na Vantagem Pecuniária Especial (VPE) devida a policiais militares e bombeiros do DF. Na Polícia Civil, o aumento é de 8% linear para todos os cargos.

A medida provisória também corrige em 25% a tabela da VPE devida a PMs e bombeiros da ativa, inativos e pensionistas dos ex-territórios do Amapá, de Rondônia e de Roraima.

Essas carreiras fazem parte de quadro de servidores da União atualmente em extinção. A medida foi autorizada pela Lei nº 14.001, de 2020. A estimativa é de que o impacto da recomposição salarial neste ano fique em pouco mais de R$ 519 milhões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?