metropoles.com

Proposta de reestruturação da PMDF vai mudar comando nos batalhões

Minuta de decreto foi entregue nesta segunda-feira (13/05/2019) ao governador Ibaneis Rocha. Unidades serão lideradas por tenentes-coronéis

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
PMDF, Polícia Militar
1 de 1 PMDF, Polícia Militar - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) passará por reestruturação administrativa. Na avaliação da corporação, a reforma dará mais autonomia aos batalhões, que serão comandados por tenentes-coronéis. Atualmente, as unidades são geridas, em sua maioria, por oficiais da patente de major.

Hierarquicamente, os tenentes-coronéis têm mais autoridade e poder de decisão para deflagrar ações e tomar medidas, desde o destacamento de viaturas para reforçar o policiamento até o aumento da segurança em escolas. Capacidade de gestão que hoje não está presente nos quartéis regionais, segundo justificativa da corporação.

A mudança vai permitir, de acordo com a PMDF, que medidas que resultem em melhorias na segurança do brasiliense sejam tomadas mais rapidamente. A proposta foi apresentada pela comandante-geral da corporação, coronel Sheyla Sampaio, ao governador Ibaneis Rocha (MDB), nesta segunda-feira (13/05/2019), durante a cerimônia de comemoração do aniversário de 210 anos da PM, no Palácio do Buriti.

“Aqui não tem autorização para matar ninguém. Mas tem para agir com rapidez e punir com severidade”, esclareceu Ibaneis Rocha. Segundo o governador, a mudança será avaliada, mas deverá sair do papel via decreto.

As alterações não representarão impacto financeiro na corporação nem no contracheque na força policial. Sem precisar datas ou valores, o governador afiançou que ele e sua equipe trabalham no projeto de recomposição salarial da PMDF. Ele disse que a proposta de aumento será enviada para o Palácio do Planalto no momento oportuno.

“A proposta será encaminhada ao governo Bolsonaro quando houver segurança tanto para o GDF, quanto para o governo federal. Queremos conceder, sim”, afirmou o emedebista. Ibaneis disse ainda que “a questão da Polícia Civil já foi enviada. Nós temos um parecer favorável do Ministério do Planejamento. E, agora, vamos trabalhando pouco a pouco para a gente conseguir cumprir tudo aquilo que foi compromisso nosso em relação às forças policiais”, acrescentou.

Os militares cobram do Executivo local aumento de 37% – o mesmo da Polícia Civil – a ser encaminhado ao governo federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?