metropoles.com

Comitê criado pelo GDF vai monitorar leitos para Covid-19 na rede pública

Grupo fica responsável pela remobilização e desmobilização de leitos de UTI, monitoramento de ocupação e confecção de relatórios

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto/Metrópoles
leitos de uti
1 de 1 leitos de uti - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Publicação feita, nesta terça-feira (15/12), no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) definiu a criação da comissão de remobilização e desmobilização de leitos para pacientes com a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus, na rede pública de saúde do DF. O grupo foi instituído por portaria assinada pelo secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e será composto por representantes de cinco órgãos.

De acordo com o texto, o comitê fica responsável por avaliar e promover estudos sobre a ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) na capital federal, o tempo médio de permanência de pacientes, o tempo médio de giros dos leitos, a relação de leitos remobilizados e desmobilizados, entre outros a serem demandados.

Caberá à comissão solicitar estudos epidemiológicos à Subsecretaria de Vigilância à Saúde, quando necessário, para a remobilização e desmobilização de leitos. Adicionalmente, o comitê deverá informar à Subsecretaria de Planejamento em Saúde a respeito dos leitos a serem habilitados ou desabilitados junto ao Ministério da Saúde.

Por fim, o grupo fica incumbido de fiscalizar a utilização dos leitos, com a apresentação de evidências, principalmente quanto a eventuais falhas, omissões ou irregularidades. Não haverá custo extra aos cofres públicos para a formação da comissão, que tem duração prevista de 60 dias, prorrogáveis por igual período. Para a consecução de suas atividades, o comitê se reunirá semanalmente para discutir ações a serem adotadas.

12 imagens
1 de 12

Moises Dias/Metrópoles
2 de 12

Moises Dias/Metrópoles
3 de 12

Moises Dias/Metrópoles
4 de 12

Moises Dias/Metrópoles
5 de 12

Moises Dias/Metrópoles
6 de 12

Moises Dias/Metrópoles
7 de 12

Moises Dias/Metrópoles
8 de 12

Moises Dias/Metrópoles
9 de 12

Moises Dias/Metrópoles
10 de 12

Moises Dias/Metrópoles
11 de 12

Moises Dias/Metrópoles
12 de 12

Moises Dias/Metrópoles

Segundo dados da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), 167 dos 258 leitos de UTI destinados a pacientes da Covid-19 estão ocupados nesta terça-feira, o que equivale a 64,7% da capacidade da rede pública. Há 240.132 casos da doença confirmados no DF, com 4,086 óbitos. Só nas últimas 24h, foram 1.036 diagnósticos positivos e 20 mortes.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?