metropoles.com

Projetos urbanísticos de dois novos bairros no DF são aprovados

Os decretos que autorizam os planos dos residenciais Jardim dos Eucaliptos e Canaã foram publicados no DODF desta terça-feira (22/10/2019)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
Brasília (DF), 23/07/2019 Palácio do Buriti Foto: Raimundo Sam
1 de 1 Brasília (DF), 23/07/2019 Palácio do Buriti Foto: Raimundo Sam - Foto: Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles

O Governo do Distrito Federal aprovou, nesta terça-feira (22/10/2019), dois Projetos Urbanísticos de Parcelamento do Solo para a criação de novos bairros em Brasília. Publicação do Diário Oficial traz os decretos que avalizam os planos do Residencial Jardim dos Eucaliptos, na região do Jardim Botânico, e do Residencial Canaã, em Santa Maria.

Eles fazem parte dos planos do governador Ibaneis Rocha (MDB) de criar 10 novos bairros na capital. O Residencial Canaã está em área privada, de 2,2 hectares, e prevê até 68 habitantes no local.

Como a gleba está inserida Área de Proteção Ambiental (APA) do Planalto Central, que tem a finalidade de proteger os mananciais, regular o uso dos recursos hídricos e o parcelamento do solo, precisa manter parâmetros de reserva de área verde.

Fica obrigatória, de acordo com a Norma de Gabarito local, a reserva de 40% de área verde (arborizada e ajardinada) dentro dos limites do lote. As edificações podem ter até dois pavimentos, sendo a cobertura para construção de caixa d’água e casa de máquinas.

Justiça

Há 19 anos em análise, com idas e vindas na Justiça, o Residencial Jardim dos Eucaliptos, próximo ao Jardim Botânico, também teve o projeto urbanístico aprovado.

Em 2015, o parcelamento havia sido aprovado pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano (Conplan). Também de propriedade privada, ele está localizado na Região Administrativa Jardim Botânico, próximo à Escola de Administração Fazendária (ESAF).

A área total é de 8 hectares e 65 lotes, sendo 62 habitacionais. Há ainda um coletivo, que pode ser destinado para construção de clube, escola particular ou clínicas; e um para equipamentos públicos de saúde ou de educação.

Agora, os projetos seguem para registro em cartório.

Veja os documentos:

2 imagens
1 de 2

Reprodução
2 de 2

Reprodução

 

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) se manifestou sobre os projetos. Segundo a pasta, os textos no DODF são republicações, “em razão do fim do prazo de 180 dias de vigência dos decretos anteriores”. Isso faz parte do rito legal de aprovação e “se deu a pedido dos interessados particulares. Isso foi possível porque não houve mudança no projeto original”.

De acordo com a Seduh, devem ser aprovados os projetos de infraestrutura (drenagem, iluminação pública, sistema de água e esgoto) nas concessionárias. “Cabe ressaltar que a implementação e o custeio das obras de infraestrutura são de responsabilidade dos interessados”, afirma texto da pasta enviado à reportagem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?