metropoles.com

Projetos para comunidade surda ganham destaque em incubadora do DF

Primeiro lugar foi o VozLibras, um app que usa IA para fazer transcrições, em tempo real, de libras para texto e vice-versa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
libras professor negro
1 de 1 libras professor negro - Foto: null

Dois projetos voltados para a melhoria na qualidade de vida de pessoas com deficiência auditiva foram destaque na segunda turma do Cocreation Lab do Distrito Federal, iniciativa de pré-incubação de negócios da capital federal. Das 75 inscrições semestrais, pouco mais de 50 concluíram as aulas.

O primeiro lugar foi o VozLibras, um app que usa Inteligência Artificial (IA) para fazer transcrições, em tempo real, de Libras para texto e vice-versa. O segundo foi para o Moldio, solução que usa o processo de escaneamento digital e impressão 3D para a produção de próteses auriculares.

Para Isabel Fernandes, 61 anos, idealizadora do projeto, a solução nasceu de um desafio de sala de aula, em 2018. “A tentativa era que resolvesse a barreira de comunicação dessa assistente administrativa surda da biblioteca do Senai com os outros colaboradores”, explica.

Na ocasião, utilizaram um glossário de Libras já existente e um software para transcrever palavras em sinais. Método que não atendia as necessidades da deficiente auditiva. “Ela falou que não gostava do glossário [Handout], disse que preferia escrever”, conta.

De acordo com a mentora, a iniciativa pretende capturar, a partir de um banco de dados, a voz de um falante e transformá-lo em Libras, bem como gravar os sinais realizados pela pessoa surda e transformar em voz e texto para o interlocutor.

O segundo colocado foi Moldio, idealizado depois de Maria Madalena de Sousa Leite, criadora do projeto, ir a uma consulta odontológica. Na ocasião, o dentista mostrou o processo de escaneamento digital e impressão 3D de próteses e imaginou que poderia trazer a metodologia para a produção de moldes auriculares.

Para o CEO da iniciativa, Luiz Salomão, 53 anos, os próximos passos dois idealizadores serão por conta própria. “Nosso papel foi ajudá-los a colocar a ideia no papel e a estruturar o negócio. Agora, eles que vão para incubadoras, para editais. Nós manteremos o apoio, mas de maneira informal”, afirma.

O CocreationLab DF é realizado por meio de uma parceria entre Finatec, Universidade de Brasília (UnB), Instituto Federal de Brasília (IFB) e Sebrae-DF. A terceira turma já está em andamento em alguns polos: Campus Samambaia e São Sebastião do IFB, Faculdade Gama e Edifício CDT da UnB.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?