metropoles.com

Projeto realiza 1ª cirurgia plástica em vítima de violência doméstica

O projeto Recomeçar busca recuperar a autoestima de mulheres vítimas de violência doméstica

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Getty Images
Imagem colorida: médicos fazer cirurgia em gestante - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida: médicos fazer cirurgia em gestante - Metrópoles - Foto: Getty Images

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em parceria com o Núcleo Judiciário da Mulher (NJM) e a Fundação Instituto para Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (Fundação IDEAH/SBCP) colocaram em prática, nessa quarta-feira (13/12), o projeto Recomeçar. Foi realizada a 1ª cirurgia plástica em vítima de violência doméstica. A iniciativa busca recuperar a autoestima dessas mulheres.

A paciente é uma mulher, de 44 anos, que em 2019 teve parte do corpo queimado pelo ex-companheiro. O Presidente da Fundação IDEAH, cirurgião Luciano Ornelas Chaves, explica que cinco médicos participaram do procedimento, no revezamento de quatro equipes de cirurgias simultâneas.

“Foi uma cirurgia iluminada e muito importante para essa paciente. Além de sequelas físicas muito graves, ela tem uma sequela emocional, afetiva e de autoestima muito grande. Essa reparação trouxe a possibilidade de uma nova caminhada para a vida dela”, disse.

A juíza Luciana Lopes Rocha, titular do Juizado de Violência Doméstica de Taguatinga, coordenadora do NJM e juíza Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça, conta que, na primeira ação de avaliações, foram encaminhadas ao projeto 28 mulheres pelos juizados e varas especializadas em violência doméstica no DF.

Deste número, algumas mulheres não tiveram interesse em ser operadas, outras não receberam indicação cirúrgica e duas foram selecionadas para intervenção restauradora. “Contamos com todas e todos para um maior levantamento das vítimas a serem indicadas ao projeto, para atendimento no próximo mutirão, que vai acontecer em março de 2024”, informa.

Os médicos que participam do projeto são voluntários e parte das despesas é custeada pelo SUS. A outra parte é fruto de uma parceria com a rede privada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?