metropoles.com

Projeto quer garantir licença menstrual a mulheres com sintomas graves

Proposta visa atender servidoras públicas com sintomas graves comprovados, sem prejuízos à remuneração. Licença mensal seria de até 3 dias

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto colorida de uma pessoa segurando dois absorventes - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de uma pessoa segurando dois absorventes - Metrópoles - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um projeto de lei complementar (PLC) propõe a garantia de licença de até três dias consecutivos para servidoras públicas do Distrito Federal que sofram com sintomas graves associados ao fluxo menstrual. Se aprovada e sancionada, a norma permitirá o afastamento mensal da mulher pelo período, sem prejuízos à remuneração.

A licença seria concedida a mulheres que comprovem sofrer sintomas graves associados ao fluxo menstrual, “após homologação pela medicina do trabalho ou ocupacional”. O projeto tramita na Câmara Legislativa (CLDF).

Na apresentação do PLC, o deputado distrital Max Maciel (PSol) justifica que a intensidade do mal-estar gerado pelo período menstrual se torna, muitas vezes, incompatível com a rotina profissional.

Além disso, costuma gerar sintomas como incômodos abdominais, cólicas intensas, indisposição e dores de cabeça.

“Para a maioria das mulheres, o período menstrual é marcado por sintomas de intensidade leve ou mediana. Entretanto, cerca de 15% delas enfrentam sintomas graves, com cólicas intensas, que chegam, muitas vezes, a prejudicar a rotina”, destaca o documento.

O projeto sugere alterações à Lei Complementar nº 840/2011, que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do Distrito Federal. O tema vai ao encontro de projeto de lei da deputada federal Jandira Feghali (PCdoB/RJ), com mesma proposta. O texto lembra haver iniciativas semelhantes em países como Espanha, Japão e Coreia do Sul.

“É sabido que toda menstruação vem acompanhada de contrações uterinas, o que provoca cólicas, mas em alguns casos estas contrações chegam a casos extremos, como desmaios, chegando a serem incapacitantes. Em casos assim, o que ocorre é a negligência por parte das pessoas ao redor, uma vez que tais dores foram naturalizadas pela sociedade, fazendo com que doenças como a endometriose fossem negligenciadas pela ciência, pela medicina e por várias pacientes por muitos anos”, afirma o documento do deputado distrital.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?