metropoles.com

Projeto que cria auxílio de R$ 600 para turismo chega na CLDF

Proposto pelo GDF, socorro será para o transporte turístico durante a pandemia de Covid, por três meses seguidos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Hugo Barreto / Metrópoles
Vans
1 de 1 Vans - Foto: Hugo Barreto / Metrópoles

O projeto de lei para a criação do novo auxílio emergencial para os motoristas do transporte turístico no Distrito Federal chegou à Câmara Legislativa (CLDF) nesta terça-feira (4/5). Proposto pelo Governo do Distrito Federal (GDF), o benefício será de R$ 600, por três meses consecutivos.

A Câmara aprovou a criação de auxílio semelhante para os motoristas do transporte escolar e aos taxistas. Por emenda, os parlamentares incluíram o turismo por emenda. Mas para evitar questionamentos legais por vício de iniciativa, o governador Ibaneis Rocha (MDB) vetou o acrescimento, prometendo enviar um projeto do Executivo.

Segundo o projeto,  elaborado pelo secretário de Economia, André Clemente, estarão aptos para receber o auxílio os profissionais cadastrados e registrados até 31 de janeiro de 2020 no Cadastro de Permissionários/Concessionários da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF).

O trabalhador não pode estar inscrito na Dívida Ativa do DF. O auxílio será custeado pelo Tesouro e terá como agente financeiro o Banco de Brasília (BRB). Segundo o líder do governo na CLDF, deputado distrital Hermeto (MDB), o projeto deverá ser aprovado pela Casa.

“Muitas categorias estão sofrendo as consequências financeiras de uma pandemia mundial e com os proprietários de veículos destinados ao transporte de turismo no DF não é diferente. Por isso é válido que auxiliemos da forma que for possível esses trabalhadores que estão impedidos de trabalhar. Já fizemos isso em junho do ano passado e agora surge a necessidade de ajudá-los novamente”, comentou Hermeto.

Leia o PL completo:

PL – Auxílio – Turismo by Metropoles on Scribd

O projeto precisa passar em 1º e 2º turno no plenário da Casa. Na sequência, o texto deve ser sancionado pelo governador.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?