Projeto para o BRT na avenida Hélio Prates é aprovado
Ainda não há data para início das obras em Ceilândia, mas proposta para sistema viário saiu no Diário Oficial do DF
atualizado
Compartilhar notícia
A implementação do Bus Rapid Transit (BRT) na Avenida Hélio Prates em Ceilândia está no projeto aprovado para o sistema viário do local. A portaria sobre o assunto foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (22/04).
A aprovação veio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e inclui outras mudanças para a avenida. Há, por exemplo, melhorias previstas para a via e as imediações, assim como alterações em estacionamentos e paisagismo.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura, responsável pela construção do projeto, coloca as mudanças dentro do Corredor Oeste de Transporte Público do Distrito Federal. Nessa fase inicial, a via terá uma extensão de 1,7 km, entre a N3 e M1 (quadras QNN 17, QNN 18, CNN 1, CNN 2, QNN 1, QNN 2, QNM 2 e QNM 1).
Veja imagem:
No canteiro central da Hélio Prates, haverá o corredor exclusivo para o BRT, com estações de embarque alinhadas com as paradas de ônibus atuais e que serão integradas às linhas locais. A promessa é que haja, paralelamente, faixa de arborização – com espécies como palmeira locuba, jacarandá mimoso e ipê branco – e uma ciclovia.
Os pontos de ônibus serão reestruturados para que até três coletivos possam parar simultaneamente. Equipamentos como bancos e lixeiras também serão instalados, assim como passagens para pessoas com deficiência. Agora, o projeto passará por outros órgãos do GDF antes de sair do papel.