Projeto oferece exame de vista e óculos a alunos da rede pública do DF
Projeto “Em um Piscar de Olhos” vai oferecer atendimento oftalmológico gratuito a estudantes de escolas públicas
atualizado
Compartilhar notícia
A terceira edição do projeto Em um Piscar de Olhos — que oferece atendimento oftalmológico gratuito a alunos da rede pública — será lançada nesta terça-feira (6/8). A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educação do DF (SEEDF) e o Instituto Desponta Brasil.
O lançamento acontece durante uma cerimônia na Escola Parque Anísio Teixeira (Epat), em Ceilândia. Os atendimentos começam na próxima segunda (12/8): 5.300 estudantes de escolas da rede pública de ensino de Ceilândia e Samambaia passarão pela triagem.
Em 2023, 413 óculos foram entregues a crianças da rede pública do DF com problemas na visão. Mais de 8 mil estudantes de 47 escolas de Paranoá, Planaltina e Recanto das Emas receberam o atendimento durante a segunda edição do projeto.
O programa
Após a pré-avaliação, o cadastro do aluno recebe uma recomendação de se deve ou não a fazer o exame completo. Aqueles que apresentaram algum erro refracional serão encaminhados para a realização de atendimento com médico oftalmologista, em consultório volante, por meio de mutirão de consulta oftalmológica — que atenderá todos os alunos.
Todos os estudantes com prescrição de receita emitida pelo médico oftalmologista receberão os óculos. Serão disponibilizados, no mínimo, 10 diferentes modelos de armação (entre formatos e cores) para que os alunos possam escolher. A entrega dos óculos está prevista para ser feita no mês de outubro.
Serviço