Projeto oferece ballet, capoeira e maculelê de graça no Riacho Fundo
As aulas gratuitas de Ballet, Capoeira e Maculelê são ofertadas todas às quintas-feiras e sábados na QN16 do Riacho Fundo II
atualizado
Compartilhar notícia
De julho a outubro, os moradores do Riacho Fundo II poderão participar do evento ‘Arte na Rua – Riacho em Movimento’. A ação realizada com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC), da Secretaria de Economia Criativa, oferece aulas gratuitas de Ballet, Capoeira e Maculelê, às quintas-feiras e sábados. Os encontros acontecem na QN16, conhecida como Vila dos Cegos, em um espaço já adaptado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
As aulas tiveram início em abril e são ministradas por professores da Escola Cultural Capoeira Fio da Navalha. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Para participar, basta se inscrever presencialmente ou pelo telefone (61) 99820-4897.
Segundo o arte educador de Maculelê Leandro Araújo, ações como essas têm o poder de elevar a autoestima, o senso de pertencimento e a possibilidade de apropriação de uma cultura rica e vibrante, como a cultura popular.
“Inserir a arte como principal forma de entretenimento no cotidiano dessas crianças e adolescentes é fundamental para desviar a atenção das ruas. Além de suprir essa carência, garimpamos talentos da periferia que não têm oportunidade de produzir ou consumir bens culturais, criando possibilidades para profissionalização”, destaca o professor.
Para a mãe da estudante Ohana Louise, Elayne Farias Martins, as atividades gratuitas próximo de casa foram um grande presente para ela e a filha. “Fiquei até emocionada. Tem tanto tempo que tenho procurado uma escolinha de ballet para minha filha e não encontrava de jeito nenhum. Já tinha buscado no Riacho [Fundo] inteiro, ela era louca para fazer ballet. Depois do projeto, ela fica contando os dias pra ir para às aulas”, revelou.
O grupo de cultura popular Fio da Navalha, desenvolve, há 12 anos, um trabalho sociocultural por meio de oficinas culturais, contemplando moradores da Cidade Estrutural e de Samambaia.
Serviço:
Arte na Rua – Riacho em Movimento
Inscrições abertas presencialmente ou pelo telefone (61) 99820-4897
Onde: QN 16, conjunto 12, lote 15, sala 103 – Riacho fundo II
Quanto: inscrições e oficinas gratuitas
Programação
Quintas-feiras:
Capoeira, às 19h
Sábados:
Ballet, às 9h
Maculelê, às 10h
Capoeira, às 11h