Projeto na Câmara proíbe influencers de divulgarem jogos de azar
Câmara dos Deputados avalia projeto de lei que proíbe influencers de divulgarem jogos de azar não regulamentados
atualizado
Compartilhar notícia
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados quer proibir os chamados “influencers” de divulgarem jogos de azar. A proposta chegou a ser aprovada na Comissão de Comunicação no começo de dezembro, na forma do substitutivo apresentado pelo relator, o deputado Fred Linhares (Republicanos-DF), ao PL 3915/2023.
O texto estabelece que os digitais influencers são responsáveis por garantir que os conteúdos divulgados não promovam jogos de azar não regulamentados em vídeos, textos e outras formas de comunicação.
O substitutivo apresentado por Fred Linhares proíbe ainda a publicidade de jogos regulamentados voltada para menores de idade, estabelece que o conteúdo publicitário divulgado por influenciador digital deve informar a natureza comercial da publicação e diz que “os influenciadores devem informar sobre as consequências negativas associadas às apostas, como riscos financeiros e transtornos psicológicos”.
A proposta prevê até a “suspensão do exercício da atividade de influenciador digital pelo período máximo de 6 meses, prorrogável por igual período”, como penalidade mais dura. Aprovado na Comissão de Comunicação, o projeto será analisado nas comissões de Finanças e Tributação, de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e no Plenário da Câmara.