metropoles.com

Projeto “ficha suja dos maus-tratos” é aprovado em comissão da CLDF

Cadastro de pessoas punidas por maus-tratos a animais será disponibilizado para abrigos, ONGs e protetores independentes, por exemplo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação/Cia da Terra
Feira de adoção de animais
1 de 1 Feira de adoção de animais - Foto: Divulgação/Cia da Terra

O projeto que institui a “ficha suja dos maus-tratos” no Distrito Federal avançou na Câmara Legislativa. O texto foi aprovado, nesta terça-feira (16/5), na Comissão de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo.

Na prática, o projeto de lei busca criar um banco com cadastro de pessoas físicas ou jurídicas que foram punidas por maus-tratos a animais, com dados de CPF e CNPJ, o tipo de sanção, data de aplicação e final da vigência da punição. Esse banco de informações vai ser disponibilizado para abrigos, ONGs e protetores independentes, por exemplo.

A ideia é evitar que pessoas que cometeram crimes contra animais possam voltar a ser tutores. O projeto foi apresentado pelo deputado distrital Daniel Donizet (PL) e teve relatoria, na Comissão, do deputado Joaquim Roriz Neto (PL).

Donizet traz na justificativa do texto que a divulgação dessas penalidades já sofridas pelos nomes do cadastro “contribui diretamente para o trabalho dos abrigos e protetores, que poderão consultar a lista unificada e evitar a doação de animais para essas pessoas”. Roriz Neto lembrou do aumento de casos de maus-tratos contra animais para defender a proposta.

A proposição ainda precisa ser aprovada em plenário e sancionada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB) para ter validade como lei.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?