metropoles.com

Projeto do PPCub será enviado à Câmara Legislativa na 2ª, diz Ibaneis

Proposta trata das regras de ordenamento nas áreas que integram Conjunto Urbanístico de Brasília, bem como normas de uso e ocupação do solo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Breno Esaki/Metrópoles
Imagem colorida da parte externa da CLDF - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida da parte externa da CLDF - Metrópoles - Foto: Breno Esaki/Metrópoles

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), adiantou que o Projeto de Lei Complementar (PLC) referente ao Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) será enviado para análise dos deputados da Câmara Legislativa (CLDF) na segunda-feira (4/3). A proposta visa atualizar as regras de ordenamento das áreas que integram o Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB), bem como as normas de uso e de ocupação do solo.

“Hoje, estamos com um grande projeto, que vai ser encaminhado [à CLDF] ainda na segunda-feira [29/2]. O PPCub vai discutir o Distrito Federal e [fazer] avançarem as relações com o setor produtivo”, declarou Ibaneis Rocha, nesta quinta-feira (29/2), durante sessão solene para entrega do título de Cidadã Honorária de Brasília à vice-governadora Celina Leão (PP).

O PPCub também estabelecerá planos específicos para desenvolver, qualificar, modernizar, bem como atingir a complementação desejável e sustentável do conjunto urbanístico da capital federal. Para Ibaneis, a CLDF se debruçará sobre o PLC, para aprová-lo até o fim deste semestre.

“Contamos com a presidência do Wellington [Luiz], com os presidentes das comissões, com os deputados de nossa base e, inclusive, com a contribuição da oposição”, completou o governador.

O presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), receberá representantes do setor produtivo para diálogo. Além disso, o projeto deverá ser analisado pelas comissões de Assuntos Fundiários (CAF); de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Ciência, Tecnologia, Meio Ambiente e Turismo (CDESCTMAT); e de Constituição e Justiça (CCJ), como de costume.

Fase anterior

No âmbito do Executivo local, a última etapa concluída foi a aprovação da proposta pelo Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal (Conplan), em 20 de dezembro de 2022. No colegiado, o projeto teve aval por unanimidade, com votos dos 32 integrantes presentes – houve duas ausências na reunião.

O Conplan reúne representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) e da sociedade civil, que atuam com a prerrogativa de analisar todas as ações de gestão urbanística da capital do país.

A versão preliminar do documento que será entregue à CLDF está em finalização e tem 68 páginas, segundo o Sindicato da Indústria da Construção Civil do Distrito Federal (Sinduscon-DF).

O presidente da entidade, Adalberto Valadão Júnior, participará da cerimônia de apresentação oficial da proposta, no Palácio do Buriti, na segunda-feira (4/3).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?