metropoles.com

Projeto do governo destina 30% do Setor Comercial Sul para moradia

Proposta será encaminhada à CLDF para formalizar a flexibilização do uso da região. Jovens e trabalhadores do local serão foco do governo

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
SCS
1 de 1 SCS - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Para revitalizar o Setor Comercial Sul (SCS), o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende autorizar o uso residencial em 30% dos imóveis da região. Segundo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Mateus Oliveira, grande parte da área do SCS está ociosa.

“Hoje, nós temos sete prédios inteiros desocupados”, pontuou o chefe da pasta.

Segundo levantamento realizado em 2018, 24% da região está desocupada.  Nesta sexta-feira (4/9), o governo apresentou o projeto de revitalização, batizado como “Viva Centro!”.

4 imagens
Hoje, o SCS abriga muitos moradores de rua
Trabalhadores e pedestres convivem com medo de criminosos no SCS
Estacionamento irregular no Setor Comercial Sul
1 de 4

Estudo do governo pretende comercializar 30% do SCS para moradia e resgatar o local

Fotos; Leonardo Arruda/Especial para o Metrópoles
2 de 4

Hoje, o SCS abriga muitos moradores de rua

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
3 de 4

Trabalhadores e pedestres convivem com medo de criminosos no SCS

JP Rodrigues/Especial para o Metrópoles
4 de 4

Estacionamento irregular no Setor Comercial Sul

Rafaela Felicciano/Metrópoles

A modificação do uso será enviada na forma de Projeto de Lei Complementar (PLC) para análise e votação na Câmara Legislativa do DF (CLDF). A iniciativa foi apresentada preliminarmente no Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do DF (Conplan) , na quinta-feira (3/9), e teve boa aceitação.

De acordo com Oliveira, os donos de imóveis dispostos a aderir ao projeto deverão arcar com uma contrapartida. A ideia é que parte das unidades residenciais seja destinada a programas sociais de habitação.

As unidades de interesse social serão gerenciadas pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional do DF (Codhab).

Tombamento

O uso residencial do SCS está previsto no Plano Diretor de Ordenamento territorial (PDOT) de 2009. Segundo o secretário, nesta semana houve uma apresentação para o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país, com o propósito de explicar a ideia e como ela está de acordo com o tombamento.

De acordo com Mateus Oliveira, a adaptação segue todos os parâmetros legais. “O setor vai continuar sendo comercial”, destacou. Para ele, a mudança vai permitir a moradia de pessoas perto dos locais dos trabalho, desafogando o tráfego e os estacionamentos do SCS.

O chefe da pasta aponta que a moradia terá como foco jovens e trabalhadores da região, que, pela proximidade da área de atuação, não precisarão de usar carro. “Não haverá a possibilidade de construção de mais vagas de estacionamento”, complementou.

Parceria

O governo promoverá uma audiência pública, a princípio, em outubro para discussão do assunto. Todo o processo para a área está sendo conduzido com a Secretaria de Cultura, setor que também fomenta o desenvolvimento do SCS, como foco na ocupação em uma série de atividades artísticas e de entretenimento.

Para o secretário de Cultura, Bartolomeu Rodrigues, a revitalização é necessária. “Nós estamos diante de um dilema, de mudar o nome da região para GSC: Gueto Comercial Sul. Nós não queremos isso”, afirmou.

Caso o projeto seja referendado na CLDF, as reformas serão feitas pelos proprietários dos imóveis. Segundo Mateus Oliveira, as mudanças dependerão da aprovação do condomínio. Em princípio, a proposta é exclusiva para o SCS. No entanto, caso o projeto piloto seja bem sucedido, ia ideia é que reformas semelhantes sejam feitas em outras regiões.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?