Projeto de Prevenção à Violência Doméstica vai educar 100 jovens do DF
Programa vai educar 100 jovens cadastrados no Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e será lançado às 14h desta 2ª (7/10) no SesiLab
atualizado
Compartilhar notícia
A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) vai lançar, nesta segunda-feira (7/10), o Programa de Prevenção à Violência Doméstica (PPV), que vai educar 100 jovens do Distrito Federal para a proteção e enfrentamento de violências contra as mulheres.
O projeto é uma iniciativa da Assessoria Especial de Políticas Públicas para Homens, que tem como objetivo destacar a importância do envolvimento masculino na promoção da igualdade de gênero e na prevenção de casos de violências.
A primeira fase do programa contará com um lançamento no SesiLab, no Setor Cultural Sul Lote 1, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, às 14h desta segunda (7/10).
Nessa fase, 100 jovens cadastrados no Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, irão participar das ações educativas e de conscientização sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher e os canais de denúncia disponíveis.
Segundo a SMDF, a ação busca formar multiplicadores de informação, equipando os participantes com o conhecimento necessário para identificar e combater a violência, além de promover o respeito e a proteção das mulheres.
Violência doméstica e feminicídio
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), o Distrito Federal registrou 15 feminicídios em 2024. Dentre esses casos de feminicídio, 93% das vítimas eram mães, 50% aconteceram por ciúme, e outros 21% por término de relacionamento.
São mulheres que foram assassinadas, principalmente, pelos esposos ou ex-companheiros em crimes provocados por ciúme e outros motivos fúteis, e muitas vezes seguidos por históricos de violência doméstica.