metropoles.com

Projeto de Prevenção à Violência Doméstica vai educar 100 jovens do DF

Programa vai educar 100 jovens cadastrados no Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee) e será lançado às 14h desta 2ª (7/10) no SesiLab

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo H. Carvalho/Agência Brasília
Violência contra a mulher
1 de 1 Violência contra a mulher - Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) vai lançar, nesta segunda-feira (7/10), o Programa de Prevenção à Violência Doméstica (PPV), que vai educar 100 jovens do Distrito Federal para a proteção e enfrentamento de violências contra as mulheres.

O projeto é uma iniciativa da Assessoria Especial de Políticas Públicas para Homens, que tem como objetivo destacar a importância do envolvimento masculino na promoção da igualdade de gênero e na prevenção de casos de violências.

A primeira fase do programa contará com um lançamento no SesiLab, no Setor Cultural Sul Lote 1, ao lado da Rodoviária do Plano Piloto, às 14h desta segunda (7/10).

Nessa fase, 100 jovens cadastrados no Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee), maior ONG de inclusão social e empregabilidade jovem da América Latina, irão participar das ações educativas e de conscientização sobre os diferentes tipos de violência contra a mulher e os canais de denúncia disponíveis.

Segundo a SMDF, a ação busca formar multiplicadores de informação, equipando os participantes com o conhecimento necessário para identificar e combater a violência, além de promover o respeito e a proteção das mulheres.

Violência doméstica e feminicídio

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), o Distrito Federal registrou 15 feminicídios em 2024. Dentre esses casos de feminicídio, 93% das vítimas eram mães, 50% aconteceram por ciúme, e outros 21% por término de relacionamento.

São mulheres que foram assassinadas, principalmente, pelos esposos ou ex-companheiros em crimes provocados por ciúme e outros motivos fúteis, e muitas vezes seguidos por históricos de violência doméstica.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?