metropoles.com

Projeto de extinção do DFTrans é protocolado na Câmara Legislativa

Proposta passa a estrutura da autarquia para a Secretaria de Mobilidade e o Sistema de Bilhetagem Eletrônica para a gestão do BRB

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Bembom/Metrópoles
dftrans
1 de 1 dftrans - Foto: Giovanna Bembom/Metrópoles

Pouco mais de um mês após o governador, Ibaneis Rocha (MDB), afirmar que acabaria com o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) por ser uma “central de corrupção”, o projeto de lei (PL) para extinguir a autarquia foi protocolado, nesta quarta-feira (15/05/2019), na Câmara Legislativa.

Pela proposição do Executivo local, as atribuições do DFTrans passarão a ser exercidas pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF, por meio de uma subsecretaria que ainda será criada, segundo o governo, sem custo. O PL prevê alterações na Lei nº 4.011 de 2007, que dá à pasta a atribuição de: implantar política tarifária; dispor sobre itinerários, frequência e padrão de qualidade dos serviços de transporte público; combater o transporte ilegal de passageiros, entre outros.

O Sistema de Bilhetagem (SBA) passa a ser gerido pelo Banco de Brasília (BRB). A instituição financeira será a responsável pelo processamento de dados e informações da plataforma e o repasse de valores devidos, excluída a parcela relativa a eventual subsídio. O SBA está no centro de um suposto esquema de corrupção que, de acordo com a polícia, pode ter desviado até R$ 1 bilhão dos cofres públicos.

 

Ônibus e metrô manterão sistema integrado para aceitar o novo modelo de bilhetagem. Além disso, fica assegurada a existência de pontos de recarga de cartões em todas as regiões administrativas do DF.

A pasta também receberá pessoal, materiais, acervo patrimonial, recursos orçamentários e financeiros do DFTrans. Os cargos vagos ou ocupados vinculados à carreira de atividades em Transportes Urbanos serão redistribuídos, sem demissão dos servidores.

Extinção anunciada
A decisão de Ibaneis Rocha em acabar com o DFTrans foi divulgada em 8 de abril deste ano, quando passageiros de ônibus e metrô enfrentaram transtornos para usar os créditos do vale-transporte. Na hora em que passavam o cartão no validador, deparavam-se com a mensagem “saldo insuficiente”.

Revoltadas e em busca de respostas, dezenas de pessoas protestaram no posto da unidade na Rodoviária do Plano Piloto. A reação do chefe do Executivo foi imediata: “Eu vou acabar com o DFTrans, porque aquilo é um órgão que só tem dado trabalho à população, desrespeito. E é uma central de corrupção”, disparou, ao ressaltar que passaria o SBA para a gestão do BRB.

Na ocasião, foram bloqueados 27 mil cartões de vale-transporte. A decisão foi tomada após constatação de fraude no benefício, que gerou prejuízo de R$ 8,5 milhões somente em janeiro deste ano. Alguns usuários teriam usado o cartão 67 vezes no mesmo dia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?