Programe-se: o que funciona no feriado da Independência do Brasil no DF
Comércio, metrô e parques estão de portas abertas no feriado da Independência do Brasil, que não terá o tradicional desfile na Esplanada
atualizado
Compartilhar notícia
O feriado do 7 de Setembro — Independência do Brasil, será de comércio de rua, shoppings e parques abertos no Distrito Federal. O metrô também vai funcionar. Por causa da pandemia do coronavírus, o tradicional desfile na Esplanada dos Ministérios foi cancelado este ano, mas haverá uma cerimônia no Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), a partir das 10h. O presidente também fará um pronunciamento à noite, em rede nacional.
De acordo com a Federação do Comércio do DF (Fecomércio), todos os estabelecimentos estão autorizados a abrir as portas, desde que respeitem as regras de segurança por causa do coronavírus. Os mercados da cidade também funcionarão.
As farmácias terão expediente facultativo, exceto as que estão na escala de plantão, que são obrigadas a abrir. Os restaurantes e bares estarão de portas abertas para receber a clientela.
Apesar do decreto publicado nessa quinta-feira (3/9), que autorizou a reabertura de cinemas e teatros, fechados no início da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Cultura informou que os equipamentos públicos desta natureza ainda não retornarão às atividades de imediato, pois precisam se adequar às regras de segurança sanitária e higiene.
Os horários do transporte público sofrem algumas alterações detalhadas na lista abaixo. Os serviços de emergência, como o 190 da Polícia Militar, o 192 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o 193 do Corpo de Bombeiros continuarão operando normalmente durante o período, 24h por dia.
Confira o funcionamento de alguns serviços do GDF nesta segunda-feira (7/9):
Transporte público
Metrô: segunda, das 7h às 19h
Ônibus: funcionarão no feriado (7/9) de acordo com a tabela horária de domingo
Órgãos do GDF
Ceasa: das 4h30 às 17h
Na Hora: agências fechadas
Detran-DF: agências fechadas
Restaurantes comunitários: fechados
Agências do Trabalhador: fechadas
SLU: funcionamento normal
Saúde
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): fechadas
Ambulatórios: fechados
Centros de Atenção Psicossocial (CAPs): fechados, tipos 1 e 2; abertos, tipo 3
Unidades de pronto atendimento (UPAs): funcionam normalmente, 24h por dia
Hospitais: emergências funcionam normalmente, 24h por dia
Bancos
BRB: agências fechadas, terminais de autoatendimento funcionam das 6h às 22h. As demais instituições bancárias também não funcionam
Espaços culturais e turísticos
Permanecem fechados para adequação às regras de segurança e higiene propostas no Decreto nº 41.170, publicado no DODF de 3 de setembro de 2020
Parques
Unidades do Ibram: funcionam normalmente, das 6h às 21h
Parque da Cidade: funciona normalmente, das 5h às 21h