metropoles.com

Programa Jovem Candango abre inscrições nesta quinta-feira (1º/7)

Para participar, jovem deve pertencer a família com renda per capita de meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
jovens-real-madrid-1
1 de 1 jovens-real-madrid-1 - Foto: null

As inscrições para o programa Jovem Candango serão abertas nesta quinta-feira (1º/7) no Distrito Federal. São 1.800 vagas disponíveis para jovens de baixa renda, que tenham entre 14 e 18 anos. Os beneficiários terão emprego, renda e escola.

Sob gestão da Secretaria de Esporte e Lazer, a iniciativa promove formação técnico-profissional do aprendiz, por meio de atividades teóricas e práticas. A partir deste ano, o programa também ofertará a prática de esportes.

“Os nossos centros olímpicos estarão abertos para que esses jovens possam praticar um esporte. Ampliamos o número de vagas nas 12 unidades, passando de 29 mil para 62 mil vagas, em 26 modalidades esportivas”, afirma a secretária de Esporte e Lazer, Giselle Oliveira.

Entre os pilares do programa, está a renda formal com carteira assinada e a prestação de serviços em diversas áreas, como, por exemplo, em Tecnologia da Informação (TI). O esporte entra no pacote como um bônus, na formação física e moral.

“Eles são aproveitados pelo GDF, nos diversos órgãos e em todas as regiões administrativas, e trabalham durante quatro horas. O contrato é de 24 meses e o jovem deve residir no DF durante todo o prazo de contrato”, informa Giselle.

Quem pode participar

O programa é destinado aos jovens e adolescentes entre 14 e 18 anos, exceto para pessoas com deficiência, para as quais não há limite de idade. Durante a vigência do contrato, o selecionado deve estar cursando regularmente o ensino fundamental ou médio, em escola da rede pública de ensino do DF ou instituição da rede privada de ensino, como bolsista.

O jovem também deve pertencer a uma família com renda per capita de meio salário mínimo ou renda familiar de até três salários mínimos. Atualmente, o salário mínimo é de R$ 1.100,00. É necessário também estar inscrito no Cadastro Único dos Programas Sociais (CADÚnico), a menos que as vagas estabelecidas por lei não sejam preenchidas.

Os beneficiários vão receber dois terços do salário mínimo – quantia que equivale a R$ 733, aproximadamente. A remuneração é paga de acordo com a jornada trabalhada, de 4 a 6 horas diárias. Os selecionados terão direito também a 13º salário, férias, vale-alimentação, vale-transporte, seguro de vida, uniforme e crachá.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?