Professores fazem manifestação durante comemorações em Ceilândia
Segundo o Sinpro, protesto foi contra a Reforma da Previdência e promessas não cumpridas pelo governo
atualizado
Compartilhar notícia
As comemorações dos 46 anos de Ceilândia foram marcadas por uma manifestação promovida pelo Sindicato dos Professores (Sinpro) na manhã deste sábado (25/3). O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) estava acompanhando as festividades. O chefe do Executivo, de acordo com vídeo gravado pelos docentes, foi chamado de “caloteiro”.
Segundo o diretor do Sinpro-DF, Samuel Fernandes, os manifestantes foram ao local para protestar contra a Reforma da Previdência. “Fizemos um protesto pacífico, mas teve professor que saiu machucado pela segurança do evento”, disse.Ainda de acordo com Samuel, os professores, que estão em greve, foram ao local para cobrar do governador promessas que ainda não foram cumpridas pelo Executivo, como o plano de carreira da categoria.
“Além da reforma, nosso protesto foi contra o descumprimento de leis pelo governo local. Centenas de moradores de Ceilândia se juntaram aos professores, pois o governador trata com descaso a greve”, disse o diretor do sindicato.
Samuel Fernandes, que estava no local, afirma que o momento de maior tensão foi quando a Polícia Militar usou gás de pimenta para dispersar os manifestantes. “Uma professora foi agredida fisicamente por seguranças da Administração Regional. O governador Rollemberg deixou o aniversário de Ceilândia para trás e saiu escoltado”, ressaltou.
Após a publicação da matéria, o Governo do Distrito Federal informou por meio de nota que considera a greve ilegal, mas que mantém o diálogo com todas as categorias. No entanto, não tem condições financeiras de arcar com reajustes salariais.
“É importante ressaltar que o governo tem honrado com os pagamentos dos salários e do 13° dos aniversariante do mês dos servidores da educação em dia e os professores receberam o adiantamento de férias em janeiro, coisas que não eram feitas há muito tempo e que estão sendo realizadas mesmo em um ambiente de crise”, diz a nota.
Sobre a interrupção no desfile cívico em comemoração ao aniversário da Ceilândia por parte de professores ligados ao Sinpro, o governador Rodrigo Rollemberg afirmou que “essa foi a manifestação de uma minoria que não respeita a democracia e demonstra uma grande falta de educação. É lamentável porque a comunidade estava se apresentando de forma muito bonita.”
Segundo a assessoria, mesmo com a interrupção, o governador assistiu o desfile até o fim e seguiu com a agenda prevista na cidade.