metropoles.com

Professores e UnB debatem melhorias em imóveis funcionais da Colina

Roda de conversa realizada neste sábado (13/8) vai debater as possíveis ações a serem tomadas para agradar ambas as partes

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
Prédios na Colina da UNB – Brasília(DF), 27/05/2016
1 de 1 Prédios na Colina da UNB – Brasília(DF), 27/05/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Os professores e técnicos da Universidade de Brasília (UnB) que residem nos imóveis funcionais da área conhecida como Colina da UnB debatem com a administração da universidade resoluções para antigas demandas.  Em carta aberta, os profissionais pedem que a universidade crie uma comissão para definir políticas de moradia, manutenção dos imóveis funcionais e um plano de reforma, entre outras demandas.

Neste sábado (13/8), os representantes dos Blocos e Coletivo Colina Viva realizarão uma roda de conversa sobre moradia funcional, às 16h, na Praça da Colina. A intenção é dialogar sobre o patrimônio imobiliário da UnB e contribuir para que a UnB encontre as melhores maneiras de lidar com o seu patrimônio.

Em fevereiro, a reitoria apresentou para os representantes dos moradores uma proposta de criação de Associação de Compossuidores. A ideia era de que os moradores se organizassem em condomínios e que a associação possa gerir a manutenção básica das edificações, de forma similar ao que ocorre em condomínios tradicionais.

Porém, a proposta não teria sido aprovada por nenhum dos blocos de moradores. Os representantes, de acordo com a carta publicada, pedem que a tal comissão analise e sistematize propostas de gestão de moradia funcional de outros órgãos públicos a fim de aprimorar os procedimentos da moradia funcional da UnB.

Eles também querem que sejam corrigidas as taxas de manutenção e que haja um aprimoramento da comunicação entre administração superior, representantes e moradores.

Carta aberta by Metropoles on Scribd

Respostas

Em nota, a UnB esclareceu que mantém diálogo permanente com os moradores dos apartamentos funcionais e que os valores de aluguel são calculados a partir de percentuais do valor de mercado. “Os valores de condomínio, chamados de taxas de manutenção, são recebidos pela UnB, que faz a gestão por meio de contratos de licitação para a manutenção predial e de serviços gerais, como portaria e limpeza”, diz o texto.

“Desde que assumiu a reitoria no final de 2016, a atual gestão já reformou diversos apartamentos e tem conseguido melhorar as condições de habitabilidade dos imóveis, apesar dos frequentes cortes orçamentários sofridos. Também tem atuado junto aos órgãos de controle em diferentes frentes. A mais recente conquista permite que os servidores da UnB continuem ocupando os imóveis após 10 anos de moradia”

A Administração Superior ainda afirmou que é solidária e está sempre atenta às demandas dos servidores.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?