Professores do DF são finalistas do Prêmio Educador Transformador 2023
Ao todo, 70 educadores chegaram à final do concurso nacional, que revelará os sete vencedores. Desses, cinco são da capital Federal
atualizado
Compartilhar notícia
Projetos educacionais de cinco professores do Distrito Federal estão entre as 70 iniciativas finalistas do Prêmio Educador Transformador – concurso nacional que busca reconhecer iniciativas pedagógicas inovadoras. O resultado do concurso, que selecionará sete vencedores – um por categoria – será anunciado em São Paulo, no Congresso Bett Brasil 2023, entre 9 e 12 de maio.
Dos docentes da capital Federal selecionados, um classificou-se na categoria Educação Superior, outro em Ensino Fundamental I – anos iniciais–, um terceiro em Ensino Fundamental II – anos finais – e dois estão concorrendo em Ensino Médio.
Na categoria Ensino Superior, o professor Antonio Carlos Mariz Junior é finalista com o projeto “Podcast Educacional: Educast Iesb”. O trabalho, que aborda a prática pedagógica e como ampliar o alcance de trabalhos acadêmicos na área, foi produzido por Junior e um grupo de alunos.
A finalista na categoria Ensino Fundamental I é a professora Adva Girlene da Silva, com o projeto “Ciência é o Ouro”– que visa estimular a curiosidade científica com experimentações das ciências físicas e biológicas.
Em Ensino Fundamental II, Natália da Silva concorre com o projeto “Energia Solar Fotovoltaica”, cujo objetivo é incentivar nas escola a produção da própria energia e, ao mesmo tempo, preservar a natureza.
Na categoria Ensino Médio, os finalistas de Brasília são Moisés Gonçalves da Silva, com o projeto “O Mundo das Fake News”, e Karla Cristina Moreira Soares, com o projeto “Artéria”, de criação de tubulações sustentáveis e acessíveis para evitar o desperdício de água.
O Prêmio Educador Transformador teve 2.897 inscritos neste ano. A iniciativa, promovida pelo Sebrae em parceria com o Instituto Significare e a Bett Brasil, tem como objetivo promover práticas educacionais transformadoras, reconhecendo professores que, a partir de projetos inovadores, encorajam seus estudantes a desenvolver ideias e respostas para problemas do cotidiano.
Os vencedores receberão bolsa integral no curso de MBA em Educação Empreendedora, e mais cinco bolsas integrais para as instituições a que pertencem. Está prevista ainda uma missão técnica custeada pelo Sebrae, além de troféu e certificado de Destaque Nacional no Prêmio Educador Transformador.