Professores do DF recebem dose da Janssen nesta quarta: “Protegidos”
A imunização dos educadores ocorre em 15 pontos, por meio de lista nominal elaborada pela Secretaria de Educação
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal começou a vacinar, nesta quarta-feira (7/7), profissionais do ensino médio da rede pública contra Covid-19. Esse grupo recebe 21,5 mil doses da Janssen, que chegaram ao Distrito Federal no último sábado (3/7).
A imunização dos educadores ocorre em 15 pontos, por meio de lista nominal elaborada pela Secretaria de Educação. A vacina Janssen, que tem dose única, é destinada aos professores para que as aulas presenciais, suspensas desde 2020, voltem no DF.
O agente de educação da escola Caíque JK, no Núcleo Bandeirante, Emifran Ferreira, 47 anos, (foto em destaque), chegou às 7h no Estacionamento 13 do Parque da Cidade. “A gente sabe que tem de se vacinar, ainda mais agora, com previsão de retorno das aulas. Temos de ficar protegidos”, afirmou o educador.
Veja imagens da vacinação:
Fagner Costa, 36, também se imunizou no Parque da Cidade. Para o vigilante da Escola Juscelino Kubitschek, na Candangolândia, a sensação é de alívio. “Estava aguardando na esperança de receber essa vacina. Fico muito triste em saber que outras pessoas não tiveram essa oportunidade e perderam a batalha contra o coronavírus. Estou feliz de ter sido contemplado”, contou Fagner.
Outros grupos
Quem vive em situação de rua também pode se vacinar, nesta quarta-feira, no Distrito Federal. Funcionários dos “consultórios de rua” farão a inoculação dos fármacos por meio de equipes volantes. Para essa categoria, a dose única é indicada, pois muitos não retornarão para a segunda aplicação.
Segundo a assistente social de equipe do Consultório na Rua, Ana Rosa, a vacina de dose única é importante para essa população. “Muitos são usuários e têm uma vida difícil. A dose única garante que eles fiquem imunizados e sigam com a vida que eles têm. Nós estamos trabalhando para que todos tenham acesso aos serviços de assistência à saúde”, destacou.
A imunização para pessoas com 44 anos, sem comorbidades, segue aberta no Distrito Federal. Para quem tem 60 anos ou mais, e para gestantes e puérperas com comorbidades, não há necessidade de efetuar agendamento. Os idosos são atendidos em qualquer um dos 55 locais de vacinação; gestantes e puérperas com comorbidades recebem o imunizante em pontos específicos.